É claro que não dá para generalizar. Infelizmente, porém, boa parcela dos funcionários públicos são pessoas acomodadas, que não reconhecem a importância do próprio trabalho, deixando-os a desejar. E é sobre essa parcela dos servidores públicos que uma telespectadora do Bom Dia Paraná pediu que eu abordasse. Antes de dar prosseguimento, reforço: não são todos os funcionários públicos que agem dessa maneira. Já precisei deles por alguns motivos e, na maioria das vezes, obtive excelentes respostas. Fiquei admirado, inclusive, com a rapidez que eles resolveram minhas questões. Porém, como pedido pela telespectadora, preciso convir que existe, sim, muitas pessoas que, pelo fato de possuírem a estabilidade do concurso público, deixam que isso prejudique a qualidade do seu trabalho.
É por isso que esses profissionais acabam levando a fama. Infelizmente há funcionários que não se comprometem com a organização que trabalham pelo simples fato de não precisarem se preocupar com o "perigo de uma demissão", por exemplo. São pessoas que não fazem o que deveriam fazer, que resolvem assuntos pessoais durante o horário de expediente, que não dão a mínima para o horário de entrada e saída e que vivem faltando ao trabalho.
Pensemos por um lado muito lógico: um funcionário de uma empresa normal não possui a garantia de emprego, já que pode ser demitido a qualquer momento. Para que isso não aconteça, ele precisa entregar um bom trabalho, com qualidade e atendendo a prazos curtos e rígidos. A empresa, por sua vez, sente-se na obrigação de reter esses talentos. Para isso, investe no colaborador, fazendo que com ele queira ficar ali naquela empresa por muitos anos e não a deixe para ir prestar seus valiosos serviços para uma concorrente, por exemplo. É daí, inclusive, que nascem os programas de desenvolvimento profissional e a oferta de benefícios... para que o colaborador seja fiel a ela e não se sinta tentado a buscar novos horizontes.
Com o servidor público a banda toca muito diferente. Após conquistar seu posto e sua garantia de estabilidade para o resto da vida, ele, simplesmente, precisa executar aquele trabalho para o qual foi "contratado" e nada mais. Dificilmente há promoções e os aumentos salariais ficam por conta dos reajustes, muitas vezes conquistados após longas greves. Os órgãos públicos, por sua vez, não se preocupam em retê-los, já que gente querendo passar num concurso público não falta.
Pensando por esse lado, então, podemos concluir que o trabalho público não é tão maravilhoso assim, a não ser pelo fato da estabilidade que esses profissionais possuem. Eles podem, sem sombra de dúvidas, vislumbrar a certeza de que estarão empregados até suas aposentadorias. Mas, e as melhorias? E o crescimento? E o desenvolvimento?
No e-mail que recebi da telespectadora, ela me fez a seguinte pergunta: "A chefia, muitas vezes, faz (vistas grossas). O que é pior, o servidor com tal postura (descomprometimento etc.) ou sua chefia?". Eu diria que ambos. O servidor por todos os pontos que citei. E a chefia por não exercer seu papel fundamental, o de delegar responsabilidades e acompanhar o andamento de cada processo.
Veja, um líder que se preze está lado a lado com seus subordinados. É claro que nem sempre isso é possível, pois, como dizem "cada macaco em seu galho". Mas, seu papel fundamental é reger a equipe, apontando o caminho a seguir, orientando a forma correta de exercer determinadas ações, cobrando resultados e, claro, dando constantes feedbacks sobre seu desempenho.
Por isso, minha cara, acredito que essa mentalidade que alguns servidores têm de que sua estabilidade lhe dá o direito de levar seu trabalho "nas coxas", como dizem, tem que começar a mudar lá de cima. Se houverem líderes capazes de mudar isso e de mostrar que o caminho é outro, pode ter certeza que as coisas melhorarão muito.
* * * * *
Teste
Independente se você é servidor público, faça o teste e perceba se você está dentre aqueles que levam o trabalho nas coxas.
1. Você sempre cumpre os prazos que lhes são determinados?
a) Sim
b) Não
2. Você usa, vez ou outra, a desculpa de atestados médicos para não ir trabalhar?
a) Sim
b) Não
3. Você é frequentemente elogiado pelos seus clientes?
a) Sim
b) Não
4. Você é frequentemente elogiado pelos seus superiores?
a) Sim
b) Não
5. Você cumpre seus horários de acordo com o que é estipulado?
a) Sim
b) Não
6. Já participou de alguma greve?
a) Sim
b) Não
7. Você costuma inovar no seu trabalho? É criativo?
a) Sim
b) Não
8. Está louco para se aposentar, mesmo faltando muitos anos ainda?
a) Sim
b) Não
Se você respondeu "Sim" para as questões 2, 6 e 8, cuidado. Essas são atitudes típicas de pessoas acomodadas. Porém, se você respondeu "Sim" para as demais questões, parabéns! A estabilidade não lhe tornou uma pessoa acomodada!
* * * * *
Mande sua história para coluna@debernt.com.br e siga twitter/bentschev.







