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Outras dicas

Ao conversar com alguém, olhe nos olhos dela;

Seja humilde com as pessoas, seja lá quem ela for. Trate a todos de igual para igual;

Não interfira na conversa alheia, a não ser que seja convidado para isso;

Ao frequentar eventos, se for servido algum tipo de comida, lembre-se de etiquetas à mesa;

Saiba a hora de certa de dar seu cartão.

Entregá-los no momento inoportuno, pode parecer inconveniência.

Você segue as regras de etiqueta empresarial quando representa a sua empresa? Pode pa­­recer baboseira e muitos ho­­mens, infelizmente, julgam "es­sa coisa de etiqueta" apenas pa­­po furado. Porém, pelas histórias que já presenciei, asseguro: comportar-se adequadamente em ambientes empresariais é fundamental para manter uma imagem respeitável. Falo de bons modos mesmo, aquela história de falar em um bom tom de voz, vestir-se de acordo com sua função e não falar mais do que a língua.

Afinal, se você quer ser lembrado (por boas coisas e não por gafes que cometeu por aí) é preciso cuidar de sua autoimagem. Infelizmente conheço alguns profissionais que, por deslizes, acabaram recebendo rótulos no meio empresarial que se espalham de forma impressionante como pragas virais. "A moça que escorregou na escada do salão principal do evento", "o diretor que bebia todas nos eventos que frequentava", "o chato inconveniente que fala pelos cotovelos sem filtrar os assuntos pertinentes ao grupo" e assim por diante.

Os profissionais mais benquistos e lembrados em seus meios são aqueles que sabem a forma correta de se comportar em público, principalmente em ambientes que ele será julgado pelo cargo que ocupa ou a em­­presa que representa e, o principal, esses profissionais normalmente não desvinculam sua vida pessoal da profissional no que diz respeito ao comportamento social. Veja, não quero dizer, com isso, que o profissional deve viver 24 h em função da empresa. Porém, por mais que esteja em um momento de descontração e/ou em um horário de lazer, se alguém o conhece profissionalmente e o vir fazendo coisas "suspeitas" logo ligarão seu comportamento à sua capacidade profissional. O que uma pessoa faz fo­­ra da empresa, pode, sim, ser replicado dentro da empresa com clientes, fornecedores e colegas de trabalho.

Por isso atento para certos cuidados que devem ser tomados dentro da organização e fora dela, caso você a esteja representando. E, para os mais conscientes e cautelosos, sugiro que as coloque em prática também nos momentos em que o profissional não está em jogo.

Vestir-se bem

Costumo brincar que um executivo deve estar sempre de terno e gravata. Exageros à parte, o que quero dizer com isso é que em horário útil todo e qualquer profissional deve estar vestido de acordo com seu ambiente de trabalho. Para os homens, em em­­presas mais formais, o básico é o terno e a gravata e para as mulheres, roupas sociais, terninhos, vestidos comportados, sapatos fechados. O importante é cuidar da aparência como um todo, evitando decotes, barbas por fazer, maquiagens carregadas e perfumes fortes demais. Não adianta, a imagem do profissional está diretamente ligado à credibilidade que ele passa.

Estar antenado

Um pouquinho de conhecimento não faz mal a ninguém. Saber o que se passa no mundo (não só profissionalmente) é fundamental para infiltrar em rodas de batepapo. E, cá pra nós, o que a maioria dos profissionais de hoje em dia quer é ter uma rede de relacionamentos recheada.

Saber dialogar

Parece bobeira, mas muita gente não sabe conversar. Além de não saber o que se passa no mundo no momento atual, não conseguem desenvolver uma conversa por pura imaturidade de não saber ouvir o que o outro tem pra dizer. Como já dizia o ditado popular, "quando um burro fala, o outro abaixa a orelha" e é isso mesmo. É preciso esperar as pessoas concluírem seus discursos, para que você possa fazer uma leitura fidedigna do que ele quer dizer e, a partir daí, formular suas ideias de acordo com o que foi dito. Se você não dá a chance do interlocutor concluir o que tem pra dizer, pode fazer uma interpretação errônea, além de passar a impressão de ser mal educado.

E-mails e celulares

Ao conversar com alguém, lembre-se de deixar celulares de la­­do. É claro que se a chamada for urgente, peça licença e atenda. Porém, se não for, termine antes o batepapo ou atenda e diga que retorna a ligação assim que possível. Para quem usa black-berry, a atenção deve ser redobrada. É muito chato estar num almoço de negócios com um cliente e ele ficar o tempo todo verificando os e-mails que chegam em seu aparelho.

Tom de voz

Saber usar o tom de voz no nível ideal é fundamental. O meio termo, neste caso, é o mais adequado. Pessoas que falam alto de­­mais se tornam inconvenientes. Em contrapartida, pessoas que sussurram são tão chatas, que podem dar sono em seus interlocutores.

Bebidas alcoólicas

De uma vez por todas, seja lá que evento for, se você representar a empresa, NÃO BEBA. Não importa se é a festa de fim de ano da empresa, inauguração de um novo produto ou a posse de um novo presidente. Não importa, também, se você se acha autossuficiente para dominar seus instintos e controlar seus impulsos após quatro doses de vodca. Qualquer pessoa pode estar su­­jeita a um deslize alcoólico. Melhor, então, que isso ocorra bem longe da visão dos seus contatos profissionais.

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TesteQue imagem você quer deixar para os seus clientes?

1 – Um cliente lhe convida para uma reunião durante o almoço. É um excelente restaurante e ele quem vai pagar a conta, então você:

a) Escolhe o prato mais caro do cardápio, afinal não é sempre que você tem a oportunidade.

b) Tira a "barriga da miséria" e come tudo o que tem direito.

c) Age com ponderação, afinal o foco não é a refeição e sim o assunto da reunião.

2 – O garçom lhe pergunta o que você quer beber e você está acostumado a tomar vinho. Você:

a) Mantém o costume mesmo que o cliente pague.

b) Mantém o costume, mas só se você pagar.

c) Prefere abrir uma exceção e tomar um suco ou refrigerante.

3 – Para quebrar o gelo no início do encontro a sua estratégia é:

a) Contar uma piada.

b) Falar sobre o seu time do coração.

c) Comentar sobre o tempo, o trânsito ou sobre uma notícia atual.

4 – Durante a reunião, o seu celular:

a) Fica ligado e você atende normalmente se tocar.

b) Fica ligado, mas no silencioso e só atende se for importante.

c) Fica desligado. As ligações podem esperar.

5 – O assunto a ser tratado é de suma importância, portanto:

a) Você tem pressa e toca no assunto logo na chegada.

b) Dá "indiretas" para que o cliente entre no assunto.

c) Aguarda a vinda do prato principal para tocar no assunto.

6 – Você marcou em um restaurante que você costuma frequentar:

a) Trata o garçom com intimidade, chamando-o de amigo e fazendo piadas.

b) Fica bem à vontade e pede "o de sempre".

c) Embora se sinta confortável procura agir de forma discreta.

As alternativas "a" e "b" retratam forma de agir nada indicadas a um encontro de negócios. Portanto, pondere suas ações e boa sorte!

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