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Dicas

• Atualmente, a maior parte dos eventos é feita para o público externo.

• A maioria dos eventos é programada para fazer relacionamentos, sejam fornecedor-fornecedor, cliente-fornecedor ou vice-versa.

• Eventos internos são importantes para melhorar o clima da empresa, a convivência e a troca de experiências entre os colaboradores.

Teste

(  ) Falhas, na comunicação, integração, relacionamento, entre a equipe no geral.

(  ) Os clientes não sabem ou não conhecem todos os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

( ) A empresa nunca participou de eventos onde seus principais concorrentes já participam: feiras, congressos etc.

(  ) Já surgiram ideias sobre campanhas de incentivo a vendas, ou mesmo motivacionais, mas não sabiam como concretizar uma cerimônia destas.

(  ) A direção quer mostrar a definição de novas diretrizes que os colaboradores ainda não conhecem.

(  ) Os colaboradores estão fazendo os processos cada um à sua maneira.

( ) A cartela de clientes não é atualizada há tempos. O mercado mudou, mas os relacionamentos e os clientes não.

Há inúmeros motivos que levam uma empresa a optar pela realização de um evento. Na maioria delas, o evento acontece para trabalhar o relacionamento. Seja o relacionamento entre clientes, fornecedores, colaboradores ou parceiros. As opções acima representam apenas algumas das principais situações que levam a equipe gestora a optar por esta alternativa de comunicação

O assunto que compartilharei com vocês hoje é um pouco mais abstrato que os outros, mas é de igual importância para as empresas. Hoje falarei daquilo que ajuda as empresas a conquistar clientes novos, definir novas estratégias, e que integra e convida os colaboradores a pen­­sar, a refletir, ou simplesmente comemorar. Os eventos empresariais desempenham um papel importante não somente no aspecto profissional das pessoas, mas também em suas vidas, além de ter se mostrado um grande aliado das empresas em muitas situações.

Primeiramente eu tinha pensado em fazer este artigo focado mais em convenções, eventos internos (que são aqueles voltados para os colaboradores e membros de uma empresa), mas não há como não falar daqueles que também envolvem os clientes e fornecedores (os externos).

Antigamente, quando se falava em evento, era sinal de que viria comemoração por aí. As pessoas aguardavam, ansiosas, por vezes o ano todo, até que a confraternização de final de ano chegasse. Contudo, nos últimos anos, a prática de eventos virou algo realmente profissional, e movimenta muito mais de um bilhão de reais todos os anos no Brasil.

Basicamente, destes dois tipos de eventos citados, cada um geralmente já tem seus objetivos atingíveis pré-estabelecidos, baseados no tipo de acontecimento que será oferecido ao seu público. Os eventos externos são muito utilizados para, por exemplo, divulgar e lançar novos produtos, estreitar o relacionamento com seu público alvo etc. Já os eventos internos promovem treinamentos, convenções, congressos, definição de estratégias e divulgação de metas, de resultados e, claro, as comemorações.

Mas porque o fato de reunir as pessoas, sejam clientes ou colaboradores, ganhou uma importância tão estratégica nos últimos tempos? Pode ter demorado um pouco para que as empresas percebessem que o investimento feito em eventos ajuda, sim, a empresa. Vou citar algumas das estratégias que podem servir de base para a criação de um evento.

Estreitamento das relações com os clientes, apresentação dos produtos e serviços para clientes e fornecedores, divulgar um produto novo ao público escolhido, é possível também planejar uma experiência emocional positiva às pessoas participantes em um evento desse – o que é ótimo para a marca.

Com isso é possível ganhar novos clientes, com resultados convertidos em vendas tanto a curto, quanto em médio e longo prazos. Há também aquelas feiras, com muitos estandes (em Curitiba, muito famosas são aquelas feiras de Noivas, por exemplo). Neste tipo de evento, além de um contato direto com o público alvo (noivos), é possível obter informações sobre o mercado e os concorrentes, assim como todas as novidades que estes implantaram recentemente para angariar e ampliar as vendas. E esta é, por muitas vezes, a responsável pela "briga" das concorrentes. Não pelo fato de "espiar" o concorrente, mas ver que tipo de apresentação eles farão, e por qual vertente de tendência de negócio eles estão levando seus produtos ou serviços. Sim, é pura estratégia. Ou você acha que as grandes feiras de eletrônicos, e até mesmo de carros, são meramente turísticas? Por trás disso tudo estão negócios, muitos negócios, especulações, apresentação de tendências e tudo o que eu já falei aqui em cima.

Para as empresas que têm uma cadeia de venda de serviços, é possível entrar em contato com revendedores, distribuindo-lhes materiais e amostras, além de ser uma oportunidade de angariar aquelas pessoas que estão pensando em abrir o próprio negócio, tornando-os seus possíveis revendedores. Acredito que nem preciso citar a oportunidade de estabelecer novos contatos comerciais que estes eventos oferecem. Os locais onde os eventos acontecem, sobretudo as feiras, geralmente abrigam uma variedade grande de pessoas interessadas em trocar contatos, estabelecer relações (seja como cliente ou fornecedor), e fazer parcerias.

Outro ponto positivo no investimento de um evento é o de que eles têm um custo de produção bastante inferior a uma campanha publicitária, por exemplo, e geralmente têm um retorno muito superior a ele. Enquanto um trata de maneira bastante impessoal, e muitas vezes generalista o público alvo (além de ser uma forma de comunicação de só uma mão), o outro é baseado na relação humana e na troca e vivência de experiências.

Voltando ao fator da importância subjetiva do evento para o seu público. Um dos motivos pelos quais os eventos se tornaram tão importantes é o simples fato de fazer as pessoas terem a oportunidade única de ter um momento construído exclusivamente com um intuito específico: criar boas experiências e lembranças do público com a marca, aprender sobre técnicas ou tecnologias novas, definir novas diretrizes para a empresa, proporcionar a integração entre colegas de trabalho que nunca se viram etc. Sejam quais forem os objetivos do evento, todos têm uma característica em comum: proporcionar o desenvolvimento da marca/empresa.

Bastante atentos a isso, empresas de marketing de guerrilha, publicidade e propaganda e, claro, eventos, têm sido tão requisitadas pelas empresas. Utilizar da criatividade para proporcionar momentos únicos como esses geram lembranças boas das pessoas atingidas pela estratégia, o que conta muitos pontos quando esta pessoa precisar comprar um produto daquele segmento ou precisar enfrentar situação semelhante no futuro.

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