• Carregando...

Dicas

- O seu comportamento deve ser compatível com uma postura profissional, por mais descontraído que você esteja;

- Escolha com cuidado as roupas que você usará. Mesmo sendo uma festa, a discrição é sempre a mais recomendada;

- Não haja como se estivesse na balada. A festa é com seus colegas de empresa e não com seus amigos de farra;

- Não critique. Você reclamaria de um presente? Acredito que não! Pois, saiba que essa festa é um presente que a empresa está te dando. Por mais que você não tenha gostado disso ou daquilo, não é de bom tom ficar reclamando.

Todas as empresas (ou pelo menos a maioria delas) rea­­lizam uma confraternização de fim de ano entre seus colaboradores. Uma maneira de presenteá-los pelo trabalho concretizado durante o ano e, principalmente, fazer com que todos possam estar mais próximos com colegas de outras áreas, criando um clima de amizade e parceria. Cada empresa escolhe o modelo de festa que mais lhe convém. Algumas optam por luxuosos jantares, outras escolhem descontraídos churrascos e, algumas ainda, presenteiam seus funcionários com shows de bandas famosas. Porém, independentemente de qual o estilo da festa que você foi convidado, existem alguns cuidados que devem ser tomados em qualquer uma delas.

Acredito que nunca é demais se lembrar de certas regrinhas, por isso, sai ano, entra ano, concedo entrevistas sobre assunto, escrevo sobre isso na coluna e converso a respeito com alguns colegas. Afinal, quem quer ser lembrado pelo resto da vida por algum vexame que deu numa das festas da empresa? E, acreditem, por mais que essas regrinhas sejam reforçadas, algumas pessoas ainda insistem em cometer alguns abusos. Por isso fique de olho em algumas dicas:

Ambiente profissional

A festa é da empresa e não há porque você se comportar de maneira distinta à que você age no escritório. No trabalho, as pessoas te conhecem de um jeito. Se você agir muito diferente na festa, correrá o risco de ser mal interpretado. Você deve sim agir de forma mais descontraída, mas não exagere. Apro­­veite o momento para se aproximar de pessoas com as quais você não tem tanto contato e evite expor sua vida pessoal ou ficar se lamentando sobre os problemas. Assuntos importantes do trabalho também devem ser deixados de lado, já que a intenção é sair da rotina.

Vestuário

Por mais que seja uma festa, você estará com seus colegas de trabalho. E, é exatamente por isso que a escolha do que você irá vestir deve ser feita com o mesmo cuidado de quando você vai ao escritório. Se for uma festa formal, à noite, como um jantar dançante, por exemplo, cuide com o excesso de brilhos, decotes e roupas justas. Porém, se for um ambiente mais descontraído, como um churrasco, escolha bermudas no joelho ou calças jeans, e camisetas. Preze pelo conforto, mas não abuse.

Bebidas

Se for servida bebida alcoólica na festa, sirva-se com moderação. Na festa corporativa não é o momento e local de você dar showzinhos, coisa que, eventualmente, a bebida pode nos forçar a fazer. Por isso, se tiver o costume de beber, beba dois ou três copos, no máximo. Se não estiver habituado, evite o álcool. Prefira sucos, refrigerantes ou água.

Danças

Se a festa tiver uma banda ou DJ, dance muito, pois essa é a intenção. Mas, cuidado! Nada de passinhos feitos ou rebolados até o chão. Até para dançar perante seus colegas de trabalho é preciso ter moderação. Qualquer exagero será malvisto pela equipe e, principalmente, pelos seus chefes.

Paqueras

Se você estiver solteiro, lembre-se que a festa da empresa não é um local adequado para paquerar aquele colega que você admira. Aliás, se serve de dica geral, a festa da empresa não é uma "balada". Lá, você deve se sentir à vontade, o que não significa fazer tudo que você faz quando sai com seus colegas. Se puder levar acompanhante, aconselho apresentá-los a todos do local. Assim, tanto seu acompanhante, como seus colegas, sentir-se-ão à vontade para puxar uma conversa.

Aproveite a festa

Toda festa é realizada com o intuito de que as pessoas aproveitem e, certamente, essa foi a intenção de quem a organizou. Por isso aproveite tudo que lhe é ofertado nesse momento. Porém, se algo não saiu ao seu agrado, evite criticar. Ninguém agrada a todos, mesmo que essa seja a intenção. Se você foi uma das pessoas que não agradou da escolha das músicas, da bebida ou da decoração, guarde isso contigo. Nada mais chato que uma pessoa que não sabe olhar as coisas pelo lado positivo. O simples fato de a empresa te oferecer um momento de descontração, já é algo que deveria, no mínimo, ser agradecido.

* * * * *

Teste

1. Ao chegar à festa:

a) Vai direto à mesa pegar bebidas e comidas. Afinal de contas, tem bastante coisa diferente e em grande quantidade.

b) Cumprimenta a todos, socializa e convida-os para dar uma volta e comer uns petiscos, principalmente com quem não conhece muito bem.

2. Na hora da refeição:

a) Você faz um prato enorme para aproveitar tudo o que tem e não consegue comer tudo. Além disso, bebe com vigor.

b) Serve-se com discrição. Se preciso, prepara mais um prato. Bebe com moderação para socializar e descontrair.

3. No amigo secreto:

a) Faz o maior mistério e solta peculiaridades de seu amigo que o deixam extremamente embaraçado. Além de tirar sarro de todos que estão na vez.

b) Descontrai e diverte o pessoal, mas respeita seu amigo. Não faz fofoca nem aponta para os outros.

4. Nas conversas você fala sobre:

a) Fala horrores de colegas, dos setores, da empresa e também do chefe a todos.

b) Assuntos diversos, piadas e coisas do dia a dia.

5. Nas fotos:

a) Faz caras e bocas, poses exageradas e muita bagunça. Quer aparecer em todas. É festa!

b) Enturma com todos e faz fotos diferentes, mas cuida para não pagar mico nem exagerar.

6. Você está achando a festa muito chata:

a) Aguenta até o fim, mas com cara de tédio, reclama de tudo a todos (inclusive da comissão organizadora) e sai à francesa (sem se despedir de ninguém).

b) Espera os "momentos-chave" passarem, guarda as críticas para si, despede-se e então vai embora.

7. Seu comportamento:

a) É totalmente diferente do empresarial. Todos estranham, mas faz questão de mostrar a todos seu "novo eu".

b) Não muda muito do comportamento dentro da empresa, porém é mais despojado e relaxado.

8. Começa a música e você:

a) Arrasa na pista e faz passinhos de todas as danças do momento. O álcool te ajuda muito nessa hora. Aproveita para, inclusive, chamar aquela pessoa que você tem uma queda para dançar e talvez dar uma cantada nela.

b) Dança muito e se diverte com todos, mas com uma performance parecida com a do resto do pessoal e dentro dos padrões de comportamento da empresa.

Curtir a festa é mais que obrigatório, porém, faça-o com moderação. Se você marcou uma ou várias alternativas "a", cuidado, você pode estar exagerando na dose e/ou empolgação. Não vai querer ganhar nenhum apelido por causa de algum vexame, vai?

Mande sua história para coluna@debernt.com.br e siga twitter/bentschev.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]