• Carregando...

Alguns profissionais passam muito tempo dentro de uma organização sem perspectiva de crescimento na mesma. Muitas vezes é por falta de vontade do próprio profissional que não sente essa necessidade de crescer. É o caso de alguns que se acomodam com sua situação e não buscam, de fato, uma promoção, como se o que viesse fosse lucro. Já outros profissionais pensam tanto em ser promovidos que se esquecem de regrinhas básicas para alcançar o que realmente almejam.

Mas será que eles sabem qual a postura que devem adotar para chegar lá? Antes de qualquer coisa, devo dizer que a postura de um profissional, independentemente do que ele anseia dentro da organização em que está inserido, deve, acima de tudo, ser de honestidade e ética naquilo que faz. Porém isso, além de ser do conhecimento da maioria, nem sempre é executado e, por isso, sinto-me no direito e obrigação de reforçar alguns quesitos que valem muito para esses profissionais e, principalmente, para aqueles que querem subir alguns degraus nos níveis hierárquicos da empresa.

Acredito que um deles é a alta capacidade de se relacionar com os demais colaboradores da empresa. Quem se dá bem com todos tende a ser lembrado nos bons momentos e esquecido nos maus momentos. Porém de nada adianta ser influente se não conseguir desempenhar sua função com sucesso. É preciso se dedicar com esmero e mostrar resultados.

Por falar em mostrar resultados, uma das armas mais eficazes para alcançar uma promoção é, justamente, o marketing pessoal. Não falo daquele profissional que apenas fala pelos cotovelos achando que está agradando a todos. É um engano achar que marketing pessoal é isso. Pelo contrário, trata-se de cuidar da sua imagem no que diz respeito a tudo relacionado a ela, desde a maneira de se vestir (que é o mais básico), até a forma como apresenta seu trabalho. O profissional que monta boas apresentações, com discurso fluente e coerente, encanta qualquer interlocutor. Porém, cuidado! De nada adianta um Power Point impecável e uma fala fácil de ser compreendida, se o conteúdo disso não for a contento.

Por isso trabalhe com afinco para atingir suas metas. Se elas foram estipuladas, há motivos fortes para isso e não apenas a garantia do seu salário e boas comissões no final do mês. Aliás, quem trabalha pensando única e exclusivamente em como engordar seu salário não costuma chegar a bons lugares. Essa foi a forma que as empresas acharam para motivar seus colaboradores, incentivando-os a vender ou trabalhar mais para também ganhar mais. Porém, o principal objetivo disso é trazer mais resultados financeiros para a empresa. E quem entende isso garante sucesso, pois o plus no salário no final do mês será apenas consequência.

Aliás, lembre-se de que você é vigiado o tempo todo dentro da empresa. Não me refiro àquelas câmeras que ficam no corredor, mas sim a todos os colaboradores que o cercam. Uns vão olhar sua postura e a forma com que trabalha, reparando sua organização de espaço e de tempo, se você chega sempre na hora certa e se costuma dispersar as reuniões. Outros não vão nem dar bola para essas situações, porém vão ficar de olho nas finalizações de seu trabalho, se costuma os entregar dentro dos prazos e budgets estipulados. E atenção! Não só seus colegas e clientes internos, mas fornecedores e clientes externos também estão de olho em você, mesmo que você não perceba.

Procure sempre trabalhar em e como equipe. A empresa é formada por equipes e se você trabalha pensando apenas no "eu", tendenciosamente não conseguirá êxito em suas tarefas. É aquela história de que duas cabeças pensam melhor que uma. Por isso procure escutar tudo que seus colegas têm a dizer. Afinal de contas, se você quer ser promovido, terá de se tornar líder, mesmo que de uma pequena equipe e uma das maiores virtudes de um líder é a capacidade de ouvir tudo que seus subordinados dizem, filtrar as más ideias e colocar em prática as boas sem medo de assumir que aquilo veio de um subordinado seu.

Outra boa dica é se tornar o mais visível possível sem ser exibicionista. Refiro-me à produção de ideias/artigos e divulgação de matérias que sejam pertinentes ao conjunto que está inserido. Porém o que acho mais importante para aqueles que querem crescer dentro da empresa é a forma com que isso é passado para os gestores. Entendo que muitos líderes admiram o trabalho de seus subordinados, sem saber que eles têm a vontade de crescer ali dentro. E não se trata de um erro, pois alguns não querem crescer mesmo. Por isso aqueles que almejam ascensão precisam deixar isso claro para seus chefes. E há uma forma certa de dizer isso a eles.

Primeiramente é preciso identificar o momento. Por exemplo, para as empresas que costumam fazer avaliações de comportamento com periodicidade, o momento certo para declarar sua vontade de subir na empresa é na hora do feedback dessas avaliações, afinal uma das finalidades delas é identificar os profissionais que estão aptos e querem assumir novos desafios. Mas se a sua empresa não costuma fazer essas avaliações, o mais prudente é estudar o momento pelo qual a empresa está passando e verificar se existe essa possibilidade. Mesmo porque de nada adianta querer assumir uma vaga acima da sua que não existe. E seja fiel consigo mesmo. Você está pronto para assumir uma nova posição? Não se engane, pois corre o risco de se frustrar e botar tudo a perder.

Mas se a conclusão tirada é de que está pronto para chegar lá, chame seu chefe, coloque as cartas na mesa e diga o que realmente quer, sem rodeios. Ele não é obrigado a adivinhar o que você quer, afinal há muitos outros colaboradores que podem querer a mesma coisa que você. Pense nisso e planeje a forma de falar isso com seu chefe!

* * * * *

Teste

Passo a passo para ser promovido:

1. Pesquise se há uma vaga acima da sua disponível;

2. Se não existe a vaga, faça seu chefe saber qual a posição que almeja alcançar e em quanto tempo;

3. Treine ou capacite um colega para executar suas funções atuais, assim, quando for promovido, outra pessoa poderá fazer as coisas que você fazia anteriormente;

4. Relacione-se bem com todos e exerça a política da boa vizinhança. Seja bem quisto por todos;

5. Conte a seu chefe sobre seus anseios e apresente um planejamento profissional dentro da empresa.

Quais são as suas chances de ser promovido?

Responda sinceramente às seguintes questões:

1) Na minha área tem bons profissionais e por isso dificilmente eu seria o escolhido no caso de uma promoção.

( ) Concordo ( ) Discordo

2) Faço um bom trabalho, mas sou discreto, por isso não sou reconhecido.

( ) Concordo ( ) Discordo

3) Tenho tanto volume de trabalho que é difícil atender aos prazos definidos.

( ) Concordo ( ) Discordo

4) Prefiro trabalhar sozinho, pois assim sou mais produtivo.

( ) Concordo ( ) Discordo

5) Acredito que a empresa não dá oportunidade para crescimento.

( ) Concordo ( ) Discordo

6) Gostaria de ser promovido, mas não tenho certeza se estou preparado.

( ) Concordo ( ) Discordo

7) Não posso ser promovido, pois meu cargo ficaria desfalcado, pois não tem ninguém pronto para me substituir.

( ) Concordo ( ) Discordo

8) Acredito que meu superior não simpatize comigo, por isso não tenho chances de ser promovido.

( ) Concordo ( ) Discordo

9) Tenho dificuldade de abordar o assunto promoção com meu superior.

( ) Concordo ( ) Discordo

10) Nem adianta perder tempo pedindo uma promoção, a minha empresa não valoriza os colaboradores.

( ) Concordo ( ) Discordo

Se você concorda com a maioria destas afirmações, fique atento, você não estar se dando o devido valor, assim como pode estar abordando o assunto promoção de uma forma equivocada. Pare para refletir a respeito de seus objetivos profissionais e trace um plano de ação para conseguir a tal almejada promoção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]