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DICAS

- Para de achar que a grama do vizinho é mais verde que a sua. Preocupe-se, portanto, em regar seu jardim e garantir que ele fique bonito e vistoso. O que acontece com o outro não é da sua conta.

- Reflita se você não tem sido inacessível. Muitas vezes o ciumento não percebe o quanto o outro é querido, educado e atencioso com todos, puxando para si todas as atenções.

- Controle suas emoções. No ambiente de trabalho precisamos ter equilíbrio emocional e não deixar que nossas preferências pessoais guiem nossos passos. Postura profissional é tudo.

Volta e meia me deparo com situações curiosas, mas nada agradáveis no ambiente de trabalho. Refiro-me a sentimentos absurdos (ou não tão absurdos assim) que alguns profissionais insistem em sentir por seus colegas de trabalho: o ciúme. No ambiente organizacional as relações são delicadas. Ali se encontram pessoas com quem você convive a maior parte do tempo. Laços de amizade são criados e, infelizmente, inimizades são feitas. Com isso, é normal que alguns profissionais gostem mais de um ou de outro. Porém, o problema é quando isso começa a afetar o relacionamento entre pessoas que trabalham juntos pelo simples fato de um não entender muito bem o tipo de relacionamento que o outro mantém com esse ou aquele colega de trabalho.

Uma coisa não podemos negar: é normal que as pessoas se afeiçoem mais por algumas pessoas, o que não quer dizer que aquele menos querido será prejudicado de alguma forma. A mensagem que precisa ficar clara aqui é que o profissionalismo deve prevalecer sempre e nenhuma atitude deve ser tomada baseada em favoritismos. Assim como é praticamente inaceitável um profissional se sentir prejudicado por simplesmente achar que o chefe prefere seu colega. Mas, para que tudo isso que estou falando faça algum sentido, preciso chamar a atenção para os dois pontos de vista.

Aos chefes

Liderar exige muito jogo de cintura e um cuidado que todo gestor deve tomar é não se deixar levar pelas emoções. É importante se dar bem com seus subordinados, encontrando peculiaridades e características positivas em cada um deles, valorizando-as em cada um. Um líder não pode ter predileção por ninguém. Pelo contrário, ele deve olhar com visão crítica cada um de seus colaboradores, dando constantes feedbacks positivos e negativos, quando necessários.

Alguns profissionais costumam mimar seus funcionários, levando doces, lembrancinhas de viagens quando voltam de férias e/ou presentes ostensivos quando eles fazem aniversário. Nada contra, até acho que seja uma excelente ferramenta para mostrar ao subordinado o quanto ele é querido. O que não pode acontecer é a demonstração exacerbada de preferência por um ou outro.

Não estou me referindo a promoções, até porque prefiro acreditar que os líderes de hoje têm sido muito conscientes em suas escolhas, dando oportunidades para aqueles subordinados que realmente merecem isso, a partir da demonstração de resultados, força de vontade e prova de que são verdadeiros talentos. Refiro-me aos mimos que alguns deles insistem em dar a seus funcionários. Por isso, se presentear um de seus funcionários, presenteie ao outro igualmente. Se convidar um para almoçar, convide o outro da mesma forma, e por aí vai.

Aos funcionários

Se, por um acaso, seu chefe é daqueles que não se preocupam em esconder suas preferências e vive dando regalias para um de seus colegas, a dica é: foque no seu trabalho. Infelizmente, há gestores que não sabem separar as estações e acabam oferecendo mordomias apenas para alguns de seus funcionários. Pior, alguns deles baseiam decisões mais importantes nessas preferências pessoais, como a escolha para uma promoção ou aumento salarial. Se seu chefe é um desses, respire fundo e siga em frente. Preocupe-se em fazer seu trabalho bem feito e não se sinta influenciado pelo ciúme que porventura pode te acometer.

Por outro lado, se você é o alvo do ciúme, faça o mesmo. Não dê bola para os ciumentos, eles nem sempre tem razão. Faça seu trabalho, independentemente da aprovação ou reprovação de seus colegas, mas não abuse disso para se beneficiar. Se seu chefe não sabe manter uma postura profissional, faça isso você mesmo. * * * * * *

TESTE

Vejamos alguns possíveis indícios de que o tratamento diferenciado em alguém ou o desempenho de um colega específico pode estar promovendo na equipe:

( ) Um de seus colegas ficou estranho ou mesmo agressivo depois que alguém novo entrou ou foi promovido.

( ) Ultimamente, algum membro da equipe tem se fechado com os outros. Ele não é mais simpático nem participativo como antes.

( ) A produtividade e concentração do grupo mudaram bastante ultimamente.

( ) A pessoa nova, que tem um desempenho incrível, simplesmente foi isolada pelos antigos colaboradores. O gestor simplesmente não entende o porquê.

( ) Já houve tentativa de sabotagem do trabalho de algum colega, ou alguém constantemente é prejudicado, acusado de algo ou mesmo alvo de críticas.

( ) Após algum remanejamento de equipe ou promoção, o comportamento ou desempenho do grupo ou alguém ficou estranho.

( ) Houve discussões e atritos no ambiente de trabalho por motivos insignificantes.

Se uma ou mais alternativas foram marcadas, é bom que o chefe preste atenção em si mesmo e na equipe. Ele pode já ter se apegado ou desenvolvido preferência por alguém e não perceber que o trata diferencialmente. Além disso, é importante pedir o feedback à equipe, individualmente, sobre processos e relacionamentos. Com isso, será possível notar se há algo causando desconforto no grupo. Lembrem-se: dentro do ambiente de trabalho o comportamento e tratamento de todo e qualquer colaborador deve, sempre, ser profissional.

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