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DICAS

Aprenda a identificar um mentiroso:

- Os olhos são a porta para a alma. Os mentirosos quase não conseguem fazer contato visual. Se alguém mal olha para você enquanto conversa, cuidado.

- Quando você argumenta de algo que está convicto, você gesticula muito pernas e braços, correto? O mentiroso geralmente fica travado, imóvel, sem mexer bastante os membros, pois não quer chamar muito a atenção, quer se livrar dela na verdade.

- A pessoa que mente normalmente não fica de frente para a pessoa que conversa. Fica de lado, ou virada com os pés para a saída da sala.

- A mão pode ser levada à boca, como um sinal inconsciente de "não ouça o que estou falando". Sinal claro de mentira.

- Quem mente não conta os aspectos negativos das histórias, sempre os omitirá.

- O tempo de demora para responder também é um indicador. A pessoa precisa pensar em uma mentira para depois processar se ela é coerente ou não e então dizer ao outro.

- Questiona, de prontidão, coisas como: "Por que eu mentiria a você?", "Por que isso deve ser feito desse jeito?", "Por que o prazo é tão curto? Ninguém aqui concorda com isso".

- E o que considero o mais lamentável. Uma pessoa que mente uma vez, infelizmente, tenderá a mentir sempre. Por isso dizem que confiança é uma coisa que se conquista e não que damos ao outro, simplesmente.

Um sábio homem uma vez disse: "Uma mentira cem vezes dita, torna-se verdade". Ele conseguiu fazer uma nação dizimada se reerguer como a maior potência após uma guerra mundial, mudar o pensamento de uma nação e criar praticamente uma doutrina. Se as campanhas do ministro da propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, durante a época da Segunda Grande Guerra, diziam ou não a verdade, isso não vem ao caso, pois vem de uma linha de pensamento, algo que foi seguido com rigor e implantado por um ditador. Embora Goebbels tivesse seus argumentos de convencimento e sua frase faça algum sentido, sabemos que as coisas não são por aí. Mentir jamais foi a melhor forma de conseguir as coisas, independente da situação e do interlocutor a quem você pretende convencer. A longo prazo, a verdade sempre vem à tona. A mentira acompanhou toda a História do homem. É tida como pecado pela Igreja, figura de moral de muitas estórias e contos famosos e ganhou um dia dedicado especialmente a ela no ano. Embora seja até celebrada, aprendemos desde criança, idade em que o homem começa a fazer isso naturalmente, que não se deve mentir. Mesmo que seja um aspecto natural do homem, e mesmo sabendo que uma educação consistente nem sempre vence um gênio forte, algumas pessoas mantêm a errada prática e a levam por toda a vida.

Muitas vezes a prática maldosa começa com a invenção de historinhas na escola. Ainda pequenos, as crianças aprontam coisas e colocam a culpa nos inocentes e bondosos (que normalmente não conseguem se defender imediatamente). Mesmo que desmascaradas, e sempre de cara lavada, sucessivamente haverá novas vítimas de lorotas e artimanhas. Às vezes nem é mentir por mentir, colocar a culpa no outro, mas fazer com que outros acreditem em você, no seu posicionamento, em sua opinião, no seu currículo, no seu profissionalismo.

A mentira permeia, e muito, a esfera corporativa. Dizer-se bem entendido disso ou daquilo é muito comum entre profissionais de diversos segmentos. Mentem-se sobre tudo: pode ser um idioma, um software, um curso ou uma experiência de vida, itens que qualificam, enriquecem e enchem de brilho os olhos dos empregadores e empresas. É preciso ter uma percepção mais que atenta, sempre.

Como não cair no blábláblá?

Tem como não cair no lero-lero de um mentiroso? Isso requer bastante sensibilidade do interlocutor, mas, a boa notícia é que é possível, sim! Abrir os olhos e ser atento a detalhes é muito importante. Por exemplo: observar um comportamento estranho de funcionários; procurar saber melhor os métodos e procedimentos de trabalho da pessoa, para entender melhor seu comportamento; saber o porquê de insistentes questionamentos; atenção a frequentes desculpas para adiamentos de prazos, etc.

Quanto mais se investiga o comportamento de uma pessoa suspeita, mais você vai cercando-a e fazendo com que uma hora caia em contradição própria, ou seja, morda a língua/isca. Um dos maiores denunciantes de um mentiroso é a linguagem corporal. Quem consegue observar certos detalhes, muitas vezes sutis, consegue identificar facilmente um mentiroso. E é impressionante, quanto mais nos familiarizamos com as mentiras alheias, mais naturalmente descobrimos suas falcatruas.

Ainda assim, a dica primordial para não ser enganado é evitar e não acreditar em histórias ou fofocas suspeitas. É preciso cuidado para não se deixar ser convencido de uma ação que vá contra as normas da empresa.

Sabemos que a honestidade e a sinceridade são a base para qualquer relacionamento humano. Tenha muitos amigos e procure sempre estar mais perto daquelas pessoas que lhe transmitem confiança e são honestas e verdadeiras com você. Afinal, somos humanos, todos erram vez ou outra. Salvo histórias de happy hour e de pescador, se ouvir alguma outra que lhe soe estranha, fique atento.

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TESTE

Você já mentiu no trabalho? Seja sincero, se for capaz, e assinale as frases que contém situações pelas quais você já passou:

( ) Na entrevista de seleção contou sobre projetos onde participou, mas na realidade somente os acompanhou.

( ) Omitiu informações relevantes na entrevista de emprego sobre o seu motivo de saída dos empregos anteriores.

( ) Deu uma valorizada em informações de seu currículo para deixá-lo mais atraente.

( ) Inventou uma desculpa para faltar ao trabalho por uma questão pessoal (viagem, passeio, entrevista de emprego).

( ) Perdeu a hora pela manhã e colocou a culpa no ônibus, no trânsito, etc.

( ) Criou uma série de desculpas para justificar o atraso na entrega de um trabalho.

( ) Responsabilizou alguém (ou outra área) pelo trabalho atrasado ou mal-feito.

( ) Cometeu um erro e escondeu de todos até conseguir corrigi-lo.

( ) Cometeu um erro e fingiu que não foi seu.

( ) Cometeu um erro e responsabilizou outra pessoa.

( ) Manipulou uma informação de forma que ela ficasse mais favorável a você.

( ) Exagerou na dificuldade de um trabalho ou em sua importância para se vangloriar perante as pessoas (ou seu chefe).

( ) Assumiu um resultado por um trabalho que não era seu.

( ) Elogiou pessoas somente para agradá-las.

( ) Omitiu informações de seu chefe que poderiam lhe prejudicar.

( ) Inventou uma estória para o cliente para deixá-lo satisfeito.

Você ter caído na tentação de usar muitas dessas mentiras até pode ser aceitável (embora não recomendável). O problema maior está na frequência com que você as usa. Fique alerta para não fazer da mentira um hábito.

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