• Carregando...

Como se tornar resiliente

- Encare os obstáculos como subsidio de crescimento pessoal e profissional;

- Antecipe-se quanto ao movimento do mercado e busque estratégias para superar as barreiras;

- Seja firme em suas decisões e imponha seu ponto de vista, sem se tornar inflexível;

- Estude e acumule conhecimentos para que estes o respalde num momento de crise.

Teste

Você é resiliente? Seja sincero consigo mesmo, pois essa é uma oportunidade de autoanálise. Marque as afirmações que se aplicam ao seu modo de pensar ou agir.

( ) Sinto que a empresa exige demais de mim, muito mais de que meus colegas.

( ) Costumo ser pego de surpresa em situações de mudança ou crise.

( ) Quando me deparo com uma situação de crise ou grande mudança, fico sem ação.

( ) Quando me deparo com uma situação de crise ou grande mudança, fico irritado.

( ) Algumas vezes percebo que é impossível atingir as metas, porém a empresa não vê da mesma forma.

( ) Em momentos que a empresa tem objetivos exageradamente ousados chego a perder a esperança de que estes sejam atingidos.

( ) Projetos de longo prazo, onde é difícil prever o resultado final, me deixam desmotivado.

( ) Às vezes acho que a empresa não compreende meu ponto de vista e me vê como pessimista.

( ) Existem obstáculos que acredito que não podem ser superados por mais competente que o profissional seja.

( ) Existem momentos em que necessito tomar uma decisão com tanta agilidade que acabo fazendo de forma impulsiva.

Se você marcou pelo menos 5 destas afirmações, é o momento de uma mudança de comportamento. Analise e procure identificar quais os principais fatores que lhe dificultam a ter uma postura mais aberta. Pense que essa mudança será importante para sua carreira profissional, para a empresa onde você trabalha, mas principalmente para as suas relações com as pessoas. Além disso, você se sentirá melhor consigo mesmo e mais disposto para enfrentar as pressões do dia a dia de trabalho.

Comumente abordado em rodas de batepapo por aí afora, o termo resiliência tomou conta das preferências dos gestores e recrutadores de grandes empresas. Primeiramente, prefiro explicar de onde isso tudo surgiu. Resiliência é uma palavra proveniente do latim, resilire, que significa a capacidade de voltar ao estado original. Este termo foi importado pela física para definir aqueles materiais com essa capacidade, ou seja, além de resistirem a grandes choques, após passarem por uma forte dose de pressão, acabam voltando ao normal como se nada tivesse acontecido.

Trazendo-o para o mundo corporativo, os profissionais resilientes são, exatamente, aqueles que não se deixam abater por qualquer coisa e, independentemente do que acontece, estão sempre prontos para o que der e vier. Profissionais assim são capazes de trabalhar submetidos a pressões e aos curtos prazos de trabalho. E por que as empresas querem isso?

Com o mundo corrido no qual vivemos, onde a concorrência briga ferozmente pelo nosso lugar, precisamos dar conta de atender às expectativas de nossos clientes sem que eles tenham tempo de observar que outra pessoa faz o mesmo trabalho que a gente. A pressão é forte e quanto mais pessoas engajadas em superar as barreiras e fazer acontecer, mais facilmente as batalhas serão conquistadas.

Neste mundo só terão vez aqueles que, de fato, não se deixarem abater por essa briga de egos e de poderes. Por isso muitos profissionais, o que é uma pena, acabam se deixando levar pela sede de vitória e põem tudo a perder, deixando de lado sua honestidade, e infiltrando-se num mundo de corrupção e trajetória suja.

O resiliente não age assim. Pelo contrário, ele vai em busca, briga pela vitória, dá a cara pra bater, porém dentro da mais perfeita ética. Mesmo porque o mercado é competitivo e não é por isso que a índole de cada indivíduo deve ser atingida. E, convenhamos, os profissionais que colocam como norteador a ética, sempre conseguem um sucesso mais prazeroso e duradouro. Não entendo como podem existir aqueles que não pensam desta maneira.

Vamos então, aos pontos chaves desse quebra-cabeças:

Uma das principais características que o resiliente possui é a capacidade que ele tem de planejar mudanças de acordo com as necessidades da empresa. Profissionais com esta capacidade conseguem vislumbrar melhor os objetivos da corporação e de criar estratégias para atingi-las. São dotados de um forte senso de crítica e possuem uma visão sistêmica aguçada, olhando de dentro para fora da organização e vice-versa. Seu poder de persuasão é, normalmente, forte, afinal são providos de bons argumentos. Aliás, exatamente por viverem além das pressões do dia-dia é que desenvolvem a aptidão de se manterem sempre atualizados com o movimento do mercado, o que aumenta desenfreadamente suas munições culturais.

As competências comportamentais e técnicas destes indivíduos são mantidas, independentemente do que ocorre externamente. Aconteça o que acontecer, eles estão sempre preparados para trabalhar mais e mais, para implementar sempre e para superar os percalços no caminho. São admiráveis em sua forma de trabalhar. É como se eles fossem esticados, pisoteados, amassados, queimados e, mesmo assim, mantêm-se firmes como antes. Pois, mesmo sob extrema pressão, não perdem suas características de honestidade e idoneidade. Alguns até são encarados como pessoas frias, pois não se abatem emocionalmente. Mas, na verdade, eles, normalmente, retiram das dificuldades a força que precisam para seguir em frente e crescer cada vez mais. Uma empresa nas mãos de um profissional assim tende a caminhar mais firmemente, sabendo a hora certa de investir, de contratar, demitir ou retrair.

Exatamente por causa dessa competência de superar os obstáculos que aparecem, depois de um tempo, os resilientes adquirem a capacidade de prever adversidades. Já conseguem antecipar o movimento do mercado e, o que é melhor, preparando-se para isso. Aquela história do "melhor prevenir do que remediar". Reparem, as empresas que menos têm sofrido por causa da crise são aquelas que têm à sua frente pessoas extremamente visionárias e resilientes.

Falando em crise, quem será que se sairá melhor quando ela passar? Depois disso tudo, creio que a resposta seja desnecessária, mesmo assim arrisco-me a explanar brevemente a situação. A crise veio brava e tem colocado sob pressão empresas e profissionais de todo o mundo. Há aqueles que se desesperam e metem os pés pelas mãos, demitindo em massa, desfazendo-se de cargos estratégicos e deixando de fazer investimentos. Já os resilientes, se fazem isso, é porque depois de muito estudo chegaram a um consenso de que essa seria a melhor saída, já antevendo os impactos que a recessão mundial irá causar nos segmentos correlacionados aos seus. Os resultados dessas tomadas de decisões só serão vistos depois do furacão, porém já conseguimos prever que estes indivíduos estarão firmes como rochas, mesmo depois das rasteiras desta crise. Já os demais.... bom, os demais saberemos identificar facilmente.

coluna@debernt.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]