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Dicas

Crie sua marca pessoal:

- Monte uma embalagem adequada. Cuide da aparência, trajes, etiqueta e vocabulário;

- Preserve seu conteúdo. Esteja em constante aprendizado;

- Esteja visível aos outros. Frequente eventos, esteja na mídia;

- Divulgue-se: exerça seu networking.

Várias são as questões que compõem um bom profissional. Porém de nada adianta você ser um excelente profissional, se não souber se vender bem. É claro que o principal fator que faz com que uma pessoa vá em frente em seu desenvolvimento profissional é sua competência. Porém a maioria daqueles que apenas executam bem o seu trabalho e nada fazem pela sua imagem, consegue, muitas vezes, garantir seus empregos, mas não progride tanto quanto aqueles que desenvolvem bem a sua marca pessoal. E é sobre essa importância que vim falar.

Qual a sua marca? O que vem à cabeça das pessoas quando falam seu nome? Você está ligado a que características? Reflita da seguinte maneira: pense numa marca de carros. Por que essa marca veio primeiro à sua cabeça, antes de todas as outras? O quê nessa marca chama mais sua atenção: qualidade, design, preço, tecnologia, segurança? Você compraria um carro dessa marca?

É dessa forma que nós, profissionais, somos vistos no mercado de trabalho. Uma empresa, ao escolher os serviços de um profissional, seja como fornecedor, seja como colaborador, pensa em todas essas questões: desempenho, como ele é visto no mercado, qualidade no trabalho, relacionamento interpessoal, segurança e uma série de outros fatores. E, convenhamos, se você não "divulgar" bem as boas características que possui, certamente, deixará de ser lembrado e, consequentemente, desconsiderado para um processo, por exemplo.

É por isso que precisamos nos tratar como produtos e desenvolver bem uma marca pessoal. Por isso, considere:

Embalagem

Um produto precisa, antes de tudo, ter uma boa apresentação. Todos nós só temos uma chance de causar uma primeira boa impressão. Por isso cuide da sua embalagem. Isso quer dizer vestir-se de acordo com os ambientes que você frequenta, manter a higiene pessoal em dia, cuidar da pele e dos cabelos etc. Significa também saber se comportar em diferentes lugares e situações dominando, inclusive, regras de etiqueta. Outra questão fundamental é dominar bem a sua língua e saber se comunicar. E, como já disse inúmeras vezes, comunicar-se significa muito mais que ter um português impecável. Significa também saber como se sentar, onde colocar as mãos, manter uma linguagem corporal sempre agradável e saber usar isso a seu favor. Existem vários livros sobre isso e vale à pena dispensar um tempo para esse tipo de leitura.

Conteúdo

Para um produto ser escolhido ele precisa ter além de uma embalagem que chame a atenção, um conteúdo que supra as necessidades do consumidor. Afinal, como dizem "beleza não põe mesa". Cuidar de sua formação acadêmica/profissional é obrigatório. Às vezes, ouço alguns absurdos que me deixam decepcionado. Nunca (nunca mesmo) sabemos o suficiente. Por isso estar na academia, seja fazendo uma graduação, pós, mestrado, línguas ou qualquer outro curso, é importantíssimo. Além disso, é fundamental ler jornais e revistas para saber o que acontece no mundo, e livros teóricos para viver em constante atualização em seu segmento. Em nosso conteúdo podemos incluir também outras questões como: ética, resiliência, comprometimento, persistência, dentre outros. Afinal, conteúdo é aquilo que podemos oferecer a uma empresa.

Visibilidade

Além de apresentar-se adequadamente, precisamos aparecer. Não me refiro àqueles aparecidinhos que são, como dizem, "arroz de festa". Refiro-me a fornecer ao mercado informações a seu respeito. É adequado frequentar eventos, ter sempre um cartão de visitas à mão e, quem sabe, ter um site pessoal com a apresentação de sua carreira e dos projetos realizados por você. Se tiver habilidade da escrita, melhor ainda, pois poderá divulgar textos com sua percepção a respeito do segmento em que você atua.

Publicidade

Faça-se lembrado. Exerça seu networking e mande e-mails esporádicos contando suas realizações profissionais. Lembra daquela marca de automóveis que você lembrou lá no princípio? Quantas propagandas você vê a respeito dela diariamente? Pense dessa forma a seu respeito, também. Faça as pessoas se lembrarem da sua existência. Vire notícia (positiva). Faça com que, quando falarem no seu nome, as pessoas lembrem que você existe e, principalmente, façam associações positivas. "Fulano é o cara que resolve", "ele é capaz de liderar", "ele é o melhor que conheço", "nele eu confio", são frases que, certamente, você vai querer ouvir quando as pessoas falarem de você.

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TESTE

Vejamos se o seu "produto profissional" está sendo vendido de maneira eficiente:

1. Quanto a sua imagem pessoal:

a) Você sabe qual é a sua identidade pessoal. Sabe o tipo de profissional que é, qual seu perfil e todos os adjetivos que vão à cabeça das pessoas quando lembram de você.

b) Você não sabe a impressão que causa ao seu redor, nem na empresa em que trabalha nem com os amigos. Não sabe se falam bem ou mal. Também não sabe quais são suas qualidades.

2. Em reuniões e ocasiões formais:

a) Sei me portar com elegância e de acordo com cada situação - do formal ao informal, do estagiário ao presidente.

b) Eu sou "eu mesmo", afinal de contas, não quero vestir máscaras com comportamentos que não são meus. Comporto-me sempre da mesma maneira, mesmo que fique com dúvida em relação a isso às vezes.

3. Sobre qualificação profissional:

a) Procuro nunca ficar parado. Ou faço um curso de extensão, aprendo um novo idioma ou me especializo em um, procuro aumentar minha graduação, sempre quero mais conhecimento sobre tudo. Sou um verdadeiro curioso entusiasta.

b) Formei-me e não saio da mesma. Tenho meu emprego, sei que deveria me especializar, mas não sei por onde começar.

4. Sobre estar visível aos outros:

a) Sempre dou um jeito de mostrar minhas conquistas e do meu grupo aos outros. Trabalhos bons devem estar sempre visíveis. Acredito que isso motiva ainda mais o grupo e o deixa mais forte!

b) Sempre fiz meu trabalho bem feito e sei disso, mas nunca fiz questão de ficar me mostrando. Acredito que o reconhecimento vem até nós sem a necessidade de exposição. Trabalhos bons sempre são recompensados.

5. Sobre participações externas:

a) Participo de muitos eventos. Congressos, reuniões, palestras e outros. Sempre faço contatos novos, mostro meu trabalho e tenho meu cartão de visitas preparado na manga para essas situações.

b) Participo de eventos somente quando sou solicitado para tal. Não gosto muito de exposição. Isso é coisa de gente metida.

6. Seu networking:

a) Vivo trocando e-mails com meus contatos, prospects e amigos de diferentes empresas. Essa é uma maneira de deixá-los ativos e, se precisarem de alguém, espero que se lembrem de mim.

b) Só contato as pessoas quando preciso delas. Acredito que esses contatos constantes tiram nosso tempo útil de trabalho e são meio fúteis. A comunicação deve ser direta e estritamente profissional.

Bem, a resposta é bem evidente. Se marcou alguma "b", é bom corrigir essa rigidez e botar a boca no trombone. Se marcou muitas "a", veja se você não é excêntrico demais para os padrões da empresa e quer sempre aparecer em tudo - as pessoas param de dar importância a suas atitudes. Atualmente, com o perdão do trocadilho, quem não aparece, desvanece. Só não esqueça: apareça, com moderação.

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