• Carregando...

A boa fase das commodities agrícolas contribuiu para desacelerar a inflação em fevereiro. O Índice Geral de Preços 10 (IGP-10) subiu 0,30%, depois de avançar 0,58% em janeiro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

No curto prazo, a tendência é de que o indicador permaneça neste patamar, com os preços no atacado sem ganhar muita força, enquanto o ritmo de avanço dos preços ao consumidor, ainda elevado, deve se reduzir à metade já no mês de março.

A estiagem prolongada acendeu a luz amarela para os agricultores, mas não ao ponto de impactar preços ou anular um novo recorde de colheita. Mas a situação ainda pode se agravar.

"Se a chuva continuar, diminui a chance de problemas em lavouras. Se não, aumenta a probabilidade de ter efeitos maiores, com influência na formação de preços", afirmou o economista da FGV André Braz.

Educação

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) avançou 0,82% em fevereiro, depois de subir 0,76% em janeiro, puxado por despesas com educação e empregado doméstico.

Mas o ritmo de elevação deve ser cortado pela metade já no mês de março, com o fim do impacto dessas altas, observou Braz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]