• Carregando...
Carla Soffiatti e as filhas Débora (à esquerda) e Bárbara: menos desperdício e mais dinheiro no fim do mês. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Carla Soffiatti e as filhas Débora (à esquerda) e Bárbara: menos desperdício e mais dinheiro no fim do mês.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A crise levou a contadora e administradora Carla Soffiatti, de 42 anos, a fazer uma reorganização do orçamento nos últimos três meses. "A turbulência fez a gente repensar nossas atitudes. Se tudo isso está acontecendo em uma potência como os Estados Unidos, imagina no Brasil, que é um país emergente", diz. Mesmo não sendo diretamente afetada pela crise, ela reviu as contas e conseguiu reduzir em 30% as despesas da família. "Foram medidas simples. Passamos a controlar o desperdício de alimentos, reduzir o consumo de produtos de limpeza, apagar as luzes quando não as estávamos usando", diz.

Para reduzir a compra por impulso no shopping, ela cancelou dois dos três cartões de crédito. A mesada das filhas, de 15 e 11 anos, passou a ser paga de uma vez só. "Antes, a gente não tinha controle, ia dando o dinheiro à medida que elas iam pedindo. Agora, elas aprenderam a dar valor e a priorizar os gastos. E deu tão certo que elas estão até economizando. Uma delas vai comprar um vestido com as sobras dos outros meses", afirma.

Os gastos com educação também foram reavaliados e a administradora conseguiu ainda um desconto de 15% no curso de inglês ao fazer com que as duas meninas estudassem na mesma escola. Carla e o marido também adiaram a compra de um imóvel maior. "Até outubro estávamos procurando, mas resolvemos dar uma segurada no projeto até o segundo semestre", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]