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Compras para a data coincidiram com temporada de liquidações nos shoppings | Valterci Santos/Arquivo/ Gazeta do Povo
Compras para a data coincidiram com temporada de liquidações nos shoppings| Foto: Valterci Santos/Arquivo/ Gazeta do Povo

A maior oferta de crédito e a queda da temperatura nas últimas semanas impulsionaram as vendas do varejo para o Dia dos Pais. Na semana que antecedeu a data comemorativa, as vendas cresceram 6,9% em todo o país, um recorde para a série histórica iniciada em 2002, segundo a Serasa Experian. Em 2009, em função da crise econômica e principalmente da gripe H1N1, que afugentou o consumidor, as vendas no período tiveram alta bem mais tímida, de apenas 2,2%. Apenas no último fim de semana, as vendas aumentaram 7,7% em relação ao ano passado, a maior alta desde 2005 (11,9%).

A comemoração coincidiu com o período de promoções de inverno na maior parte dos shop­­­pings, o que contribuiu para aumentar o fluxo de pessoas. No shopping Mueller, o número de consumidores que passaram pelo empreendimento no último fim de semana foi 48% superior ao dos dias normais. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o Polloshop registrou um aumento de 12%nas vendas e o shopping São José, em São José dos Pinhais, apurou uma alta de 35%, segundo o superintendente, José Alcir Gruber. De acordo com ele, roupas, calçados, livros e DVDs puxaram as vendas.

Gripe suína

"Esperávamos uma recuperação, já que no ano passado as vendas foram afetadas pela gripe suína. Mas não um crescimento tão expressivo", afirma Hudson Karpe, proprietário da rede de lojas Laffayette, especializada em perfumes e cosméticos. Segundo ele, as vendas cresceram 44%, contra uma previsão inicial de 20%. O ticket médio subiu 10%, para R$ 132, mesmo com as promoções. "O consumidor levou mais de um produto. Os filhos que iam comprar o presente para o pai acabaram comprando também para eles", diz.

O frio também deu uma ajuda para embalar as vendas. Na lojas de roupas Urban Man, elas cresceram 23%, diz a gerente comercial da loja do Shopping São José, Vera Lúcia Baron. De acordo com ela, 75% das vendas foram realizadas em cartões de débito e crédito. "O parcelamento facilitou o pagamento e a temperatura estimulou bastante as vendas de vestuário", diz Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da Serasa Experian, para quem a queda do nível de desemprego e o avanço da renda também ajudaram a aumentar o consumo. Em 2009, no entanto, a economia enfrentava ainda alguns desdobramentos da crise financeira mundial, "o que formou uma base fraca de comparação com 2010". De acordo com Almeida, as compras de última hora impulsionaram o resultado.

Na Casa das Cuecas, as vendas na véspera cresceram 59%, segundo André Luiz Gabriel, franqueado da loja do ParkShopping Barigüi. Para o comércio de roupas masculinas, o Dia dos Pais é a segunda melhor data depois do Natal e é uma espécie de "aquecimento" para as vendas de fim de ano. "Estamos muito animados para o Natal", diz Gabriel.

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