• Carregando...

A postura do Frigorífico Independência de paralisar temporariamente suas atividades à espera de mares mais calmos no mercado de carne bovina não é uma decisão isolada. Um levantamento feito nas principais regiões de pecuária de corte do Brasil mostra que muitos abatedouros optaram por fechar as portas desde setembro do ano passado, quando a crise financeira internacional e seus reflexos para a economia real passaram a fazer parte de praticamente todas as mesas de discussão do país.

Estimativas não oficiais indicam que a capacidade instalada para abate de animais no Brasil está ao redor de 70 milhões de cabeças por ano. Apesar de a indústria nacional ter crescido muito nos últimos anos, o rebanho não acompanhou o mesmo ritmo, tanto que no ano passado os abates ficaram pouco acima de 40 milhões de cabeças, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante da oferta restrita de animais e da queda na demanda internacional provocada pela crise financeira internacional, a indústria frigorífica no Brasil está encolhendo de tamanho. "Ainda não é possível prever qual será o abate neste ano, já que as indústrias que pediram recuperação judicial voltarão lentamente, mas não chegaremos aos 40 milhões de 2008", afirma Fabiano Tito Rosa, analista da Scot Consultoria

Só em Mato Grosso, 11 frigoríficos de um total de 40 que abatem de acordo com as regras do Serviço de Inspeção Federal (SIF) estão temporariamente sem funcionar. Na lista de unidades que deixaram de receber animais para abate constam nomes de peso, como é o caso da unidade de Cáceres do JBS, grupo que atua também no exterior; de quatro plantas do Frigorífico Quatro Marcos espalhadas pelo estado; da unidade do Margen de Barra do Garça; e da planta do Independência. O levantamento é da Superintendência Federal de Agricultura no estado.

Números apresentados no fim da semana passada, em Brasília, pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato), Rui Prado, dão a dimensão dos problemas enfrentados pelos pecuaristas. De acordo com ele, os efeitos da crise já comprometeram 40% da capacidade de abate no estado e 12 mil postos de trabalho podem ser cortados. Mas os problemas não estão restritos ao Mato Grosso.

Em Goiás, pelo menos seis frigoríficos baixaram as portas nos últimos meses. A expectativa é de reabertura de algumas unidades, mas o tom é de cautela. "Um frigorífico está fechado para reforma e outro está na fase final de apresentação de documentos para habilitação para União Europeia, mas são movimentações pontuais", afirmou o fiscal Sérgio Antônio Novato Neto, do Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários da Superintendência de Goiás.

Preocupação

Os efeitos dessas paralisações preocupam os pecuaristas, já que grandes grupos, como é o caso da unidade da JBS de Mato Grosso, chegavam a abater mil animais por dia. O secretário de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, Gilman Viana, lembra que o quadro é preocupante. "Sem crédito, a tendência é achatar ainda mais. Sem ter para quem vender, há um achatamento no ritmo do comércio", afirmou. No Rio Grande do Sul, outro importante polo de produção de carnes, o problema está na avicultura. Cinco abatedouros de aves e um de suínos já suspenderam temporariamente suas atividades, disse Marco Antônio Rodrigues dos Santos, da superintendência do Rio Grande do Sul.

O receio dos pecuaristas alterou a forma de negociar gado no Brasil. Tradicionalmente, os frigoríficos compram animais e fazem o pagamento a prazo, em 30 dias geralmente. Com medo de não receber pelo gado entregue, muitos pecuaristas estão preferindo receber o pagamento à vista, mesmo que isso signifique um deságio sobre o valor a prazo. Nesta semana, o deságio aplicado para os negócios à vista foi, em média, de 3%. "Tradicionalmente, a venda de gado é feita a prazo, mas diante da situação do setor, os próprios sindicatos e associações de produtores já recomendam a venda à vista", afirma Tito Rosa, da consultoria Scot de agronegócios.

Ele informa que outra importante praça de negociação também está sofrendo com a paralisação de frigoríficos. Em Mato Grosso do Sul, estado com o segundo maior rebanho de corte do Brasil, o frigorífico Independência fechou três unidades, o Margen paralisou uma e o Estrela Alimentos outra. "Isso só para contar as grandes empresas. Se fomos contar as menores a situação é muito mais grave", afirma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]