• Carregando...

Os cinco técnicos escolhidos pelo Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Paraná (Fundepec-PR) e o Ministério da Agricultura começam nesta quinta-feira o trabalho de contagem, avaliação e pesagem dos cerca de 1.800 bois da Fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira (Norte do estado), onde o ministério concluiu, em 6 de dezembro, ter encontrado um foco de febre aftosa. O objetivo é estipular o valor da indenização que será paga ao pecuarista André Carioba, para que ele autorize o sacrifício sanitário de todo o rebanho. As informações são do repórter Valmir Denardin, da Gazeta do Povo.

A comissão foi nomeada nesta quarta-feira, por meio da resolução 007/06, assinada pelo vice-governador e secretário de Agricultura, Orlando Pessuti. É integrada pelos veterinários Oscar Humming Neto (representando o ministério), Onésimo Locateli (Secretaria da Agricultura e Abastecimento) e Alexandre Jacewicz (Federação da Agricultura); o agrônomo Robson Mafioletti (Organização das Cooperativas do Paraná) e o economista Gustavo Fanaya (do Sindicarne, entidade que reúne os frigoríficos do estado).

Em reunião, os técnicos chegaram a um valor preliminar de aproximadamente R$ 1,2 milhão de indenização. É o total inicialmente pedido por Carioba, mas está abaixo dos R$ 2 milhões de prejuízos que hoje ele alega ter sofrido desde que a fazenda foi interditada e ficou impossibilitada de vender os animais.

Nesta quarta-feira, o pecuarista repetiu que só autorizará o sacrifício se concordar com o valor de indenização oferecido. Como trunfo, ele guarda na manga uma liminar que obteve da Justiça Federal no último dia 12, proibindo o sacrifício. "A liminiar não proíbe a avaliação. Só vou pedir sua retirada depois que tiver a garantia que receberei o valor justo", afirmou.

União Européia

Os três técnicos da União Européia encerraram a visita ao Paraná. Além da Cachoeira, eles conheceram fazendas na região de Maringá, frigoríficos e o recinto de leilões em Londrina onde foram vendidos animais trazidos de Mato Grosso do Sul que apresentaram sintomas da doença.

Leia a reportagem completa na Gazeta do Povo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]