A obra de construção do novo píer para navios no terminal de contêineres do Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, começou nesta segunda-feira (17). Serão acrescentados 315 metros de cais à atual estrutura, que é administrada por uma empresa privada: o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).
Com isso, uma nova vaga para atracação será aberta -- em vez de dois navios, o terminal poderá receber três embarcações simultaneamente. A obra fica pronta no final de 2013. "Aí vamos poder atender os maiores navios do mundo", diz o diretor-presidente do TCP, Luiz Antônio Alves.
O novo cais está sendo construído com uma largura de 40 metros, para poder receber os guindastes que carregam navios Super-Post Panamax -os maiores navios da atualidade, que embarcam até 23 filas de contêineres em sequência.
Os equipamentos atuais do TCP só conseguem abastecer navios com até 16 filas de contêineres, ou seja, com uma largura muito menor do que os Super-Post Panamax. A previsão de Alves é que os novos equipamentos comecem a operar em 2014.
Produtividade
Com o novo cais, a capacidade de movimentação do terminal, que hoje é o segundo maior do país (só perde para Santos), aumentará em 25%.
Desde o ano passado, o TCP já fez R$ 50 milhões de investimentos em novos equipamentos, que mais que dobraram a velocidade de movimentação do terminal.
Hoje, os guindastes que operam no TCP realizam 75 movimentos por hora --até o ano passado, essa média era de 30.No novo cais, serão gastos mais R$ 250 milhões. Todo o investimento é privado --o TCP opera em regime de concessão desde 1998.
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