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O comerciante Arlindo Ventura, 39 anos, está protestando na frente de uma agência bancária em Curitiba | Hugo Harada/Agência de Notícias Gazeta do Povo
O comerciante Arlindo Ventura, 39 anos, está protestando na frente de uma agência bancária em Curitiba| Foto: Hugo Harada/Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Ventura trouxe cartazes que pedem pelo fim da cobrança de taxas por parte da instituição financeira

Um comerciante protestou em frente a uma agência do Banco do Brasil localizada na Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba, por nove horas desta terça-feira (11), contra supostas taxas abusivas que o banco estaria cobrando dele. Proprietário do bar O Torto, no bairro São Francisco, Arlindo Ventura, 39 anos, também afirma que o banco estaria renovando financiamentos em seu nome sem consultá-lo, além de sumir com parte do dinheiro depositado em sua conta.

Com os pés presos em uma corrente ligada ao corrimão da escada que fica em frente à agência, Ventura exibiu cartazes que pedem pelo fim da cobrança das taxas. Segundo ele, R$ 1,3 mil teria sumido da sua conta no banco no último mês, e, apesar da agência tê-lo chamado para um acordo, ele optou pelo protesto, para que o caso ganhe publicidade.

"Não é uma questão contra os bancários, é contra a instituição. O banco tem que resolver essas retiradas ilegais [de dinheiro], e os financiamentos sem eu saber. Eu quero que o banco seja responsável pelas taxas. Se houve erro, que corrijam. Não falo mais por mim apenas, mas por todos os clientes".

Ventura chegou por volta das 10 horas e deixou o local por volta das 19 horas e disse que pretende prosseguir com o protesto na quarta-feira (12), já que nenhum funcionário do banco se propôs a explicar o que estaria acontecendo com o seu dinheiro.

Outro lado

Em nota, o Banco do Brasil esclareceu que não realizou cobranças irregulares, pois todas as taxas cobradas na conta do comerciante estão de acordo com a regulamentação do Banco Central (BC) e com os contratos vigentes assinados pelo cliente.

A instituição ainda afirmou que "permanece à disposição do cliente para esclarecer eventuais dúvidas, assim como o fez em todos os contatos já realizados".

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