• Carregando...
O casal Anderson e Cibeli não dá muita importância a prêmios em datas comemorativas, mas ganhou um no ano passado |
O casal Anderson e Cibeli não dá muita importância a prêmios em datas comemorativas, mas ganhou um no ano passado| Foto:

Restaurantes temem que feriado atrapalhe o movimento

Entre os donos de restaurantes, o temor é de que o feriado prolongado atrapalhe o movimento – na quinta-feira anterior à comemoração, é feriado de Corpus Christi. "Estamos com essa incógnita", diz o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Marcelo Pereira. "Mas a expectativa é bastante positiva e muitos restaurantes estão com cardápio especial ou algum outro tipo de diferencial." Os dois empreendimentos dele, o restaurante Mediterrâneo e a pizzaria Carola, por exemplo, vão presentear os casais com um brinde surpresa no dia 12.

Confiante, a chef de cozinha Kika Marder não costuma abrir o seu bistrô, o Sel et Sucre, à noite. Mas vai fazer isso no dia 12, apostando no movimento da data. O atendimento vai ser feito só com reserva e dividido em dois turnos: às 20 h e às 22 h. "É uma data especial, que tem tudo a ver com o lugar, que é aconchegante e romântico. Então, muitas pessoas pediram para abrir na noite do Dia dos Namorados", conta a empresária. "Apesar do feriado, acho que muita gente vai ficar aqui e vai querer comemorar." O jantar, com cardápio especial, vai custar R$ 89 por pessoa. Kika também está preparando outras duas opções de jantar para quem quiser comer em casa – que também inclui bebidas e um buquê de flores. "A pessoa não tem trabalho nenhum." Mas para isso vai ter de desembolsar R$ 120 ou R$ 145 (dependendo do cardápio escolhido).

Oportunidade

Se para os restaurantes o feriado pode ser um problema, para os hotéis a coincidência de datas virou oportunidade. Os principais empreendimentos da cidade têm opções de jantar e também pacotes especiais de hospedagem para a noite dos namorados e para todo o feriado (veja as opções no box ao lado).

Hotéis

Confira algumas opções de jantar e hospedagem oferecidas pelos hotéis para o Dia dos Namorados.

Mabu

O jantar especial tem duas opções de prato quente. O preço é de R$ 60 por pessoa e inclui uma taça de espumante, entrada e sobremesa. Em Curitiba, o Mabu oferece três opções de pacote de hospedagem, incluindo garrafa de espumante Salton, jantar especial e café da manhã, a partir de R$ 240. Informações: (41) 3219-6000.

Bourbon

Os restaurantes dos dois hotéis da capital – Bourbon Curitiba e Bourbon Batel – têm cardápio e decoração especial para a data, além de música ao vivo. O preço – R$ 196 e R$ 118 o casal, respectivamente –, inclui entradas, sobremesas e bebidas. A tarifa é especial para a noite do Dia dos Namorados: no Bourbon Curitiba a diária em apartamento superior custa R$ 248 e no Batel, R$ 126. Informações: (41) 3342-7990 ou (41) 3221-4600.

Pestana

O cardápio do jantar foi elaborado pelo chef Tarciso Lopes e os casais participarão do sorteio de uma hospedagem na suíte de núpcias. O valor é de R$ 67 por pessoa. Para quem quiser ficar no hotel, a hospedagem em suíte júnior custa R$ 434. O preço inclui jantar, café da manhã servido no apartamento, decoração da suíte com flores, sais e óleos de banho, espumante italiano e chocolates. Informações: (41) 3017-9900.

Crowne Plaza

O jantar no lounge do hotel terá decoração especial e música ao vivo. O cardápio, elaborado exclusivamente para a ocasião, inclui uma garrafa de vinho ou espumante, e custa R$ 190 por casal. Quem optar pela hospedagem, em suíte executiva com decoração especial, poderá jantar no quarto. Também estão incluídos no preço, R$ 630 por casal, um espumante e o café da manhã na suíte.

Tradição nos shoppings centers, o sorteio de prêmios chegou também ao comércio de rua neste Dia dos Namorados – o terceiro melhor período de vendas do ano, depois do Natal e do Dia das Mães. A Associação Comercial do Paraná (ACP) lança no sábado a campanha "No Centro Vivo o Dia dos Namorados dura o Mês Inteiro". O objetivo é aumentar o fluxo de pessoas em pelo menos 10% e vender até 5% a mais do que em 2008.

A cada R$ 50 em compras (feitas até 30 de junho) o consumidor terá direito a um cupom. Em julho serão sorteados uma moto Honda, uma gargantilha e um relógio da Camilo Joalheiros, três vales-compra da Omar Calçados (de R$ 300 cada), três passagens com direito a acompanhante para um passeio de trem da Serra Verde, uma estada no hotel Bourbon Curitiba para um casal e uma cesta de chocolates Rose Petenuci. Segundo a associação, mais de cem lojas do Centro participam da campanha (elas estão identificadas com um cartaz). "Temos a certeza de que os comerciantes terão um mês quente para os negócios", diz o vice-presidente da ACP e coordenador do projeto, Edson José Ramon.

O único entre os grandes shoppings da capital que vai fazer um sorteio é o Palladium – a cada R$ 100 em compras, o cliente ganha um cupom para concorrer a dois carros. Os demais optaram por ações no modelo "comprou-ganhou". É o caso do ParkShopping Barigüi, que faz este ano sua primeira promoção do Dia dos Namorados: a cada R$ 300 em compras, o cliente ganha um boneco no estilo "toy art". "A cada ano estamos incluindo promoções novas. Neste caso, o brinde funciona como uma recompensa, mais até do que um apelo para compra", diz a gerente de marketing, Debora Cruz. A ideia, diz ela, é atrair um novo consumidor, mais jovem.

Nos shoppings Mueller e Estação, a compra do presente pode garantir também uma programação cultural para o casal. No primeiro, a cada R$ 500 em compras, o cliente ganha um par de ingressos para a área vip do show de Jorge Ben Jor, que acontece em Curitiba no dia 27. No caso do Estação, cada R$ 150 em compras dão direito a um par de ingressos para o espetáculo Romeu e Julieta. "O Shopping Estação possui uma vocação cultural que vai além das salas de cinema. Nosso presente é justamente a vivência de uma experiência única: assistir juntos a essa romântica e inesquecível peça de Shakespeare", diz a gerente de marketing, Prisciane Tramontini.

O eletricista industrial Anderson Lincoln Bech diz que não dá muita bola para este tipo de promoção na hora de comprar os presentes da namorada, a estudante Cibeli Thaís Mine. Ainda assim, está há um ano aproveitando uma delas. Ele foi o ganhador da promoção que o Estação fez no ano passado. Criou uma frase com o tema "Chega de ficar" e o casal ganhou um ano inteiro de prêmios no shopping: uma vez por mês eles tiveram direito a uma massagem, um par de ingressos para o cinema e outro para o teatro, um jantar no Saanga Grill e tratamentos no salão de beleza. "Foi muito legal. E, claro, fez a gente ir no shopping várias outras vezes."

Crescimento

A expectativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) é de um aumento nas vendas de cerca de 8%, na comparação com o mesmo período do ano passado. A entidade aposta que o feriado prolongado vai ajudar a levar mais pessoas aos centros comerciais. A expectativa positiva confirma a recuperação do mercado, que sofreu pequena queda nas vendas no primeiro bimestre do ano, acelerando o aumento desde março, segundo o diretor executivo da Abrasce, Luiz Fernando Veiga. "No primeiro trimestre destacamos, através de monitoramento, aumento de 7,5% nas vendas em todo o Brasil. Esse número condiz com a expectativa da Abrasce para o ano", diz.

A associação que reúne os lojistas (Alshop) é menos otimista: projeta um aumento de vendas de cerca de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. O gasto médio no presente, apostam os lojistas, deve ser de R$ 100. Entre os produtos, os mais procurados serão os perfumes, pelúcias, chocolates finos, calçados e roupas.

Segundo a gerente de marketing do Crystal, Lylian Vargas, apesar da crise, o clima é de otimismo entre os comerciantes. "Queremos repetir as boas vendas obtidas em 2008 no mesmo período, quando conquistamos um aumento de 10%." O Crystal preparou um lounge para os casais que frequentarem o shopping no período. Eles também serão recepcionados por um pianista, que vai tocar canções românticas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]