As vendas do comércio registraram, em julho, a terceira alta consecutiva do ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o varejo cresceu 0,5% na comparação com o mês anterior e já acumula alta de 4,7% em 2009. Passado um ano do agravamento da crise internacional, marcado pela quebra do Lehman Brothers, o coordenador da pesquisa, Reinaldo Pereira, destaca que o comércio já recuperou as perdas sofridas no período. Uma das evidências, segundo ele, é o fato de que o patamar de volume de vendas atingiu recorde em julho, superando, portanto, o nível verificado no ano passado.

CARREGANDO :)

Paraná

O comércio paranaense, por outro lado, registrou queda nas vendas em julho, nas três comparações – em relação a julho do ano passado, na comparação com junho e no acumulado do ano. Os dados da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR) mostram que, na comparação com junho, a queda foi de 1,18%, enquanto na comparação com julho do ano passado a redução chegou a 2,95%. No acumulado do ano o comércio do Paraná ainda não conseguiu sair do vermelho (1,10%).

Publicidade

A queda no estado, em contraste com a alta nas vendas no país, é em parte atribuída a gripe A (H1N1), que afastou o consumidor dos shoppings e das compras em geral.

Veja também
  • IBGE: varejo recuperou níveis pré-crise
  • China deve dar apoio à indústria de pneus em disputa com os EUA
  • Vendas no varejo sobem 2,7% em agosto nos EUA