• Carregando...
 |
| Foto:

Pesquisa

A Havik, consultoria de recrutamento e desenvolvimento de profissionais perguntou a 1.240 profissionais: "O que lhe inspira no seu líder?". Veja as principais respostas.

• 21% apontaram estilo de gestão;

• 12% escolheram espírito de equipe;

• 7% elegeram discurso e prática;

• 3% ficaram com experiência profissional/formação acadêmica.

Em uma época de superexposição, o comportamento do líder ganha destaque, pois mais importante que atingir um resultado é a forma como se age para conquistá-lo. O modo de fazer diferencia o simples gestor do líder inspirador.

Entusiasmar a equipe por meio do exemplo parece ser o caminho mais curto para o sucesso. A tarefa exige atenção e sensibilidade. Quem sa­­be se comunicar e respeita as individualidades, destaca Ricardo Barbosa, diretor-executivo da Innovia Training & Consulting, exercerá influência positiva. "Em primeiro lugar, o gestor precisa ser honesto. Aquele que promete promoções, aumentos e não cumpre perde créditos com o funcionário ao frustrar suas expectativas. Além disso, precisa ser capaz de perceber cada pessoa com suas singularidades, para melhor distribuir as tarefas", explica Barbosa.

Na avaliação da psicóloga Roberta Lopes do Nascimento, coach e diretora do Núcleo Médico Psicológico de Porto Alegre, o líder eficaz inspira pessoas a assumir o papel de agente transformador. De acordo com a headhunter, o gestor deve liderar mudanças e promover melhorias para que as pessoas possam executar as tarefas e, ao mesmo tempo, encontrar satisfação no trabalho. "O líder raramente precisa dar ordens, pois este profissional educa pelas suas próprias atitudes e constrói um código de conduta com os membros dos grupos dos quais faz parte, em torno de valores que são explicitados, disseminados e praticados por todos", completa.

Ciente disso, a Dell Brasil implementou um programa de troca de práticas entre novos gerentes. A questão da liderança inspiradora é um dos temas abordados, conta Eveli Marconatto, consultora de gestão de talentos da empresa. Ao todo, 942 gestores de 33 localizações (do Brasil e do Exterior) participam da primeira edição do projeto, que tem encontros presenciais e virtuais. "É uma oportunidade para refletir, trocar experiência e entender como os nossos valores podem ser aplicadas por um líder. Como aproximar as pessoas, como colocar a teoria em prática, como respeitar a diversidade? Todos esses assuntos são compartilhados, aproximando e auxiliando no envolvimento das pessoas" analisa Eveli.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]