O aeroporto de Foz do Iguaçu, que hoje tem três voos internacionais, deve receber mais quatro até o fim do ano| Foto: Christian Rizzi / Gazeta do Povo

A oferta semanal de voos internacionais no Brasil aumentou 20,83% no primeiro semestre deste ano. Segundo a Embratur, na comparação com o mesmo período do ano passado, o número de voos para a América Latina, destino com o maior incremento, saltou de 2.844 para 3.590 (26,23%). Apesar de ainda se concentrarem nos principais aeroportos do país, a saturação de terminais como o de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ) e a procura crescente por destinos internacionais têm levado as empresas aéreas a ampliar a atuação fora do eixo Rio-São Paulo.

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A avalanche de assentos e a presença mais constante de companhias estrangeiras atuando no país, em especial no mercado regional, se devem, em grande parte, à política de liberalização do setor aéreo e ao crescimento da economia. Tantos fatores positivos esbarram, porém, em questões técnicas. "De um lado, o aquecimento do mercado estimulou o turismo, e a política de abertura do setor liberalizou as tarifas e está acabando com as limitações ao número de voos. De outro, temos aeroportos no limite", aponta o consultor Respício Espírito Santo, presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Es­­tra­­tégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo (Cepta).

Para o consumidor, a ampliação de oferta de voos traz várias vantagens. Com mais companhias operando no mesmo trecho, os preços tendem a cair pela metade. Há também mais variedade de horários e diversidade de conexões que podem ser feitas a partir dos chamados hubs, terminais de distribuição. "As companhias aéreas estão atentas às demandas, um dos fatores que definem onde e como atuar", observa o representante da MGM Operadora e ex-gerente regional da TAM para o Mercosul, Ben-Hur Angeli.

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Ampliação

Hoje com 29 voos regulares, entre eles três internacionais – para Lima, Montevidéu e Santiago, operados por quatro companhias estrangeiras –, o Aeroporto Inter­nacional Cataratas, em Foz do Iguaçu, deve contar com pelo menos mais quatro opções até o fim do ano. A LAN, que desde janeiro opera a rota Foz-Lima quatro vezes por semana, estenderá o voo para a Cidade do México, passando a ser diário. A rota, que já possibilita conexões com os EUA, permitirá ligações rápidas para o Caribe.

A TAM anunciou que, a partir do dia 30, também fará voos da fronteira para o México, partindo de São Paulo. Estão em negociação ainda saídas com destino a Assun­­ção, três vezes por semana, e um voo Buenos Aires-Foz-Florianó­polis, ambos pela Pluna. De janeiro a setembro, o terminal iguaçuense recebeu mais de 1,2 milhão de passageiros, 50,5% a mais que em igual período do ano passado.

Copa

O Aeroporto Afonso Pena é outro que será beneficiado pelo incremento das rotas internacionais. De acordo com o superintendente da Infraero na capital, Antonio Pallu, as obras de melhorias da pista e ampliação dos estacionamentos estão sendo feitas com base na perspectiva de maior movimentação para a Copa de 2014. Neste ano, o número de passageiros deve chegar a 6,7 milhões. Atualmente são dois voos internacionais regulares com destino a Buenos Aires e Montevidéu. A partir do próximo ano, a Aerolíneas Argentinas passará a operar a rota Curitiba-Buenos Aires. Há negociações também com a empresa peruana Taca.

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