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Com a saturação dos aeroportos das capitais e o crescimento no consumo de passagens aéreas pelos moradores das cidades do interior, as companhias aéreas migraram para as cidades de médio porte. O Paraná é um exemplo. De 2009 para 2010, o crescimento no número de passageiros transportados pelos aeroportos do interior foi maior que o salto no fluxo registrado no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

O aeroporto de Maringá teve 56% mais embarques e desembarques em 2010 do que no ano anterior – foi o maior crescimento do estado. O terminal desbancou até mesmo o de Foz do Iguaçu, que atingiu a marca histórica de 1,1 milhão de passageiros, com um aumento de 43% em relação ao mesmo período. "A região de Maringá é muito rica e tem municípios em franco desenvolvimento. Isso fortalece a necessidade de um aeroporto como o nosso", argumenta o superintendente do aeroporto de Maringá, Marcos Antônio Valêncio. O salto em Foz do Iguaçu se justifica, em parte, pelo potencial turístico da região. "Esse ano acredito que vamos vencer a barreira dos 2 milhões de passageiros", aposta o presidente do Fundo de Desen­­volvimento e Promoção Turística do Iguaçu, Gilmar Piolla.

As superintendências dos aeroportos não informaram um balanço preciso do aumento no número de rotas nos últimos anos, mas a tendência é de expansão. Desde o dia 31 de janeiro, a Passaredo mantém uma linha saindo de Londrina até o Rio de Janeiro. No próximo dia 28, a Sol Linhas Aéreas irá inaugurar o voo Umuarama-Curitiba, fazendo com o que o estado ganhe mais um aeroporto com voo regular. Os aeroportos de Londrina e de Maringá estão na disputa pela Pluna, companhia uruguaia, que deve abrir uma linha até Montevidéu ainda neste ano.

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