• Carregando...

Apesar de o Brasil possuir tecnologia nuclear desde a década de 1980, pouco de sua geração de energia é oriunda desse setor.

O país tem apenas dois dos 437 (há mais 30 em construção) reatores nucleares ativos atualmente, que correspondem a 16 por cento da eletricidade mundial a cada ano. Esses dois reatores brasileiros foram responsáveis, no ano passado, por 3,3 por cento da energia elétrica nacional.

Veja abaixo como estão os outros países nesse setor de energia nuclear, segundo informações da Agência Internacional de Energia Atômica:

- Os Estados Unidos possuem 103 reatores nucleares em uso, os quais, em 2006, foram responsáveis por 19,4 por cento da geração de energia elétrica norte-americana.

- Já as 59 usinas da França, país com maior percentual proporcional de produção de eletricidade a partir de usinas nucleares, geraram 78,1 por cento de sua energia doméstica.

- A Lituânia, que está logo abaixo da França, teve ano passado 72,3 por cento de sua energia elétrica gerada pela única usina nuclear ativa no país. A Eslováquia, em terceiro, gerou 57,2 por cento de sua energia com 5 usinas.

- O Japão tem 30 por cento de sua energia gerada através de 55 usinas nucleares.

- A Ásia está se expandindo no setor. Até o fim de 2006, seis dos 30 reatores em construção no mundo estavam na Índia, que já possui 17 e almeja um grande aumento para o período até 2022.

- A China tem quatro reatores atualmente em construção. O país gerou 1,9 por cento de energia elétrica com seus 11 reatores.

- A Rússia, com seus 31 reatores em operação que geraram 15,9 por cento de sua energia, tem 7 reatores nucleares em construção.

- A vizinha Argentina tem dois reatores, responsáveis por 6,9 por cento de sua energia elétrica, e tem mais um em construção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]