• Carregando...

As compras a prazo no cartão de crédito superaram os negócios à vista pela primeira vez neste ano. De acordo com dados da Itaucard, no primeiro semestre de 2007, o parcelamento no cartão representou 50,1% do faturamento com esse tipo de meio de pagamento em toda a indústria de cartão.

Segundo o diretor de marketing de cartões do banco Itaú, Fernando Chacon, dividir a compra no cartão de crédito sem juros já se tornou um hábito do consumidor brasileiro. "Antes, esse percentual só era alcançado na época do Natal", diz o executivo.

Essa modalidade de pagamento vem crescendo ano a ano. Em 2003, respondia por 38,7%. No ano passado, chegou a 48,5%. A expectativa da Itaucard é que essa tendência se mantenha. Dessa forma, 2007 será o primeiro ano com um resultado acima de 50%.

Consumo

Chacon diz que os cartões de crédito devem responder este ano por 14,4% do consumo privado dos brasileiros. Em 1994, ano da implantação do Plano Real, os cartões representavam menos de 3%.

O número de transações com cartão pode chegar a 2,4 bilhões, 52% acima do número de cheques que devem ser emitidos durante todo o ano (1,5 bilhão).

Fora do país

Os dados do levantamento divulgado nesta quinta-feira (30) pela Itaucard mostram que as compras internacionais com cartão vêm crescendo no mesmo ritmo do uso dentro do país, cerca de 20% ao ano.

Entre 2003 e 2007, o faturamento nesta área passou de R$ 1,7 bilhão para R$ 3,7 bilhões. As compras no exterior representam hoje cerca de 2% do volume de compras com cartão de crédito.

"Conforme o dólar foi caindo, o número de transações foi crescendo", diz Chacon.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]