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O comércio eletrônico, assim como o convencional, também tem no Natal seu melhor momento. Apenas no mês de dezembro, os sites de compras devem movimentar R$ 600 milhões em compras, de acordo com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net). O período deve registrar 2,5 milhões de compras, mais de 60% superior aos demais meses do ano, quando o varejo on-line registra 1,5 milhão de compras. O faturamento do mês é cerca de 50% maior que nos outros meses do ano.

Segundo o consultor de varejo eletrônico da Camara-e.net, Gastão Mattos, as compras se concentram na primeira quinzena de dezembro, especialmente entre os dias 12 e 15. Os itens mais procurados ainda são CDs e DVDs. Mas o setor deve lucrar mais com aparelhos eletrônicos, como TVs e vídeo games. "Neste ano a TV de plasma é o objeto de desejo dos consumidores, mas o celular ainda tem espaço para crescer e a troca de aparelho é quase anual para alguns clientes", disse.

O parcelamento da compra e as promoções realizadas pelas lojas on-line são os atrativos apontados por Mattos para garantir o crescimento das vendas.

O diretor comercial da Metropolitan Logística, José Magalhães, diz que a empresa entrega cerca de 400 mil aparelhos de celular por mês em todo o país. Entre novembro e dezembro, esse número chega a 700 mil. Os eletroeletrônicos, segundo ele, têm 60% de suas vendas concentradas no segundo semestre. A empresa deve registrar nesse ano faturamento de R$ 60 milhões, contra R$ 55 milhões em 2005.

Para evitar atrasos no recebimento do produto nesta época de aumento de compras a dica de Magalhães é comprar pelo menos sete dias úteis antes do Natal. O prazos de entrega variam de um a quatro dias úteis, dependendo da região do país.

Para o consultor Gastão Mattos o consumidor deve consultar na loja as condições e prazos de entrega antes de efetivar o pedido. "O comprador habitual sabe do aumento na procura nesta época. A loja também pode avisar de tiver com prazo maior de entrega", disse.

Entre as dicas para evitar problemas com a compra está a escolha por lojas grandes e conhecidas, que garantam a entrega do produto e suas condições. Magalhães diz que o índice de devolução por produto danificado é menor que 0,5% na Metropolitan. "A entrega pela internet é economia de tempo e de dinheiro", disse. Para Mattos, o crescimento do setor também é explicado pela variedade de produto e pelas ofertas das empresas.

Fraudes

Segundo o Cert.br (centro de estudos de segurança) as fraudes financeiras na internet cresceram 579% em 2005 na comparação com 2004. Os bancos registraram prejuízos de R$ 300 milhões com as fraudes eletrônicas. O diretor executivo da OS&T Informática e especialista em fraudes digitais, Sérgio Leandro, disse que nesse período aumenta a ocorrência de invasores.

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