Uma propaganda veiculada pela montadora francesa Peugeot em sua página da internet terá de ser retirada do ar de acordo com uma decisão do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publi­citária (Conar). O órgão acatou representação feita pela Pro Teste, entidade de defesa do consumidor, que alega que o comercial induz o consumidor ao erro.

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A propaganda anunciava a venda de veículos com taxa de juros zero, mas, segundo a Pro Teste, não informava o CET (Custo Efetivo Total), que traz um aumento no preço do financiamento que não é visível ao cliente.

Em maio, a entidade de defesa do consumidor fez uma análise nos sites de nove montadoras. Quatro ofereciam taxa de juros zero no financiamento e, destas, duas – Renault e Peugeot – escondiam o CET. A Renault retirou a propaganda do ar, mas a Peugeot a manteve.

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A montadora não poderá entrar com recurso, porque a decisão do Conar foi unânime. De acordo com o jornal O Globo, a Peugeot oferecia os modelos 206 Sensation 1.4 Flex 3P 2008/2009 e Peugeot 207 XR 1.4 Flex 5P 2008/2009 em seu site. Os CETs que estavam na página da montadora eram de 15,72% ao ano e 19,03% ao ano, quando na realidade eram de 19,32% e 21,70%, respectivamente.

Comunicado

A Peugeot informou, em comunicado, que "não houve qualquer incorreção quanto às taxas de juros e Custo Efetivo Total anunciados e praticados, inexistindo inclusive cobrança de TAC (Taxa de Abertura de Crédito), contrariamente ao informado pela Pro Teste".