• Carregando...

Segundo a AMD, principal concorrente da Intel, a tecnologia de acesso direto e rápido à memória já é usada em seus processadores há cinco anos. Mesmo a tecnologia gráfica tão propalada pela Intel, sob o codinome Larrabee, pode ser considerada ultrapassada já antes de ser lançada.

Há poucas semanas, uma placa gráfica com 25 vezes mais núcleos que a versão mais potente esperada do Larrabee foi lançada pela AMD. Enquanto a Intel evita falar sobre desempenho do Larrabee, a AMD consegue oferecer a performance de um supercomputador em apenas uma placa de vídeo.

Questionado sobre as novidades apresentadas no IDF 2008 – Core i7 e o Larrabee –, Roberto Brandão, gerente de tecnologia da AMD no Brasil, foi incisivo: "É difícil comentar um anúncio de um produto que ainda não está no mercado", referindo à previsão de lançamento do Core i7 para o fim do ano e à incógnita quanto à estréia comercial do Larrabee. "Contudo, o que podemos dizer é que o nosso investimento em arquitetura no passado com acesso direto do processador à memória levou a um PC mais balanceado tanto em termos de performance como consumo de energia", completou.

Assim como a própria AMD correu atrás do prejuízo, buscando melhorar a dissipação de calor de seus processadores e equipará-la aos resultados apresentados anteriormente pela Intel – o que só foi conquistado no ano passado com a geração de processadores batizada Phenom – agora é a vez da empresa de Santa Clara seguir o caminho trilhado pela concorrente de Sunnyvale.

"A Intel ainda está trabalhando no Larrabee e nós achamos isso ótimo. Só mostra que nossa decisão de adquirir a ATI foi muito acertada. Afinal, desenvolver uma placa gráfica do zero é muito complexo: nós aproveitamos um conhecimento de 20 anos", comemorou Brandão.

O conceito de computador equilibrado, que pressupõe não o emprego de apenas um processador de último tipo, mas uma combinação equilibrada de componentes mais adequada ao uso principal que se fará da máquina – para jogos ou navegação pela internet, por exemplo – tem implicações ecológicas, já que desaceleram o ciclo de obsolescência dos dispositivos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]