• Carregando...
Fibra óptica será trazida da Índia e "cabeada" no Brasil | Murilo Ribas /Divulgação
Fibra óptica será trazida da Índia e "cabeada" no Brasil| Foto: Murilo Ribas /Divulgação

A empresa paranaense Conduspar, fabricante de cabos e condutores elétricos de cobre e alumínio, inaugurou ontem uma nova fábrica de fibra óptica, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

A nova indústria é uma joint venture com a indiana Sterlite Technologies e tem capacidade produtiva de 1 milhão de quilômetros de fibra por ano. Os investimentos foram de R$ 30 milhões. A expectativa dos sócios é investir o mesmo montante para que a indústria dobre de produção até 2017.

O faturamento esperado para 2015 é de R$ 80 milhões, valor que representa cerca de 70% da capacidade produtiva da indústria.

"Queremos, em cinco anos, estar entre as três maiores empresas de cabos ópticos da América Latina", afirma o diretor comercial da Sterlite Conduspar, Rudney Amirati. A nova fábrica iniciou suas atividades em novembro do ano passado.

Hoje o mercado brasileiro demanda cerca de 5 milhões de quilômetros de fibras ópticas por ano. A previsão do ministério das Comunicações é que o segmento cresça a 9 milhões de quilômetros até 2018, devido aos incentivos do governo federal através do programa Banda Larga para Todos, lançado neste ano.

Exportação

Além de atender o mercado nacional, a previsão da Sterlite Conduspar é exportar 15% da produção. A fibra óptica será importada da Índia e depois "cabeada" na indústria em São José dos Pinhais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]