• Carregando...

A confiança do consumidor está baixa e não mostrou recuperação em setembro, aponta pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) caiu 0,2% em setembro, mantendo-se praticamente no mesmo patamar apurado no mês anterior. Mas em comparação ao mesmo mês de 2012, a confiança do consumidor caiu 2,7%.

A entidade avalia que a confiança - que leva os consumidores às lojas - está baixa há quatro meses e que influencia nessa percepção principalmente a preocupação com a inflação e com o desemprego nos próximos seis meses, que cresceu este mês.

O índice de expectativa de inflação piorou 5,9% em setembro na comparação com agosto. No mesmo período, o índice de expectativa de desemprego piorou 5,6%. "A queda nos dois índices revela que os consumidores estão mais pessimistas com a evolução dos preços e a oferta de emprego", avalia o estudo.

Por outro lado, melhorou a expectativa dos brasileiros sobre sua própria renda e sobre dívidas. O índice de expectativa sobre renda pessoal nos próximos seis meses aumentou 3,3% em relação a agosto. Já o índice de expectativa de endividamento cresceu 2,8% e o de compras de bens de maior valor teve alta de 0,8%, apontando crescimento do otimismo sobre esses fatores.

Segundo a CNI, o INEC foi feito a partir de entrevistas com 2.002 pessoas em 142 municípios, entre 14 e 17 de setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]