• Carregando...

Níveis do ICCM

- Entre 50 e 75 pontos = desconfiança total, recessão

- Entre 75 e 100 pontos = desconfiança, prenúncio de desaceleração - 100 pontos = confiança na economia neutra

- Entre 100 e 125 pontos = confiança positiva moderada-boa

- Entre 125 e 150 pontos = confiança positiva muito boa - Entre 150 e 200 pontos = confiança positiva excelente

A confiança do maringaense está em queda. É o que aponta levantamento divulgado nesta quarta-feira (24) pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). Segundo a pesquisa, o Índice de Confiança do Consumidor Maringaense (ICCM) acumulou 139 pontos em junho (numa escala que vai de 0 a 200 pontos), dez a menos que o registrado na última pesquisa, apresentada em fevereiro.

Apesar de indicar um nível de "confiança positiva muito boa", a redução preocupa alguns setores empresariais. Segundo o responsável pelo levantamento, o economista Joílson Dias, a rápida queda está ligada aos setores de serviço e comércio, que estão avaliando mal a política econômica nacional.

"O desempenho [destas áreas] vinha sendo crescente, mas os empresários não estão mais projetando isso. Se isso não se estabilizar, o índice pode ficar abaixo do ano passado", explicou Dias. Por enquanto, o ICCM está 4,2 pontos acima do que foi registrado em junho de 2012. No mês passado, a melhor avaliação veio da indústria, principalmente das empresas ligadas à construção.

Caso ocorra um ambiente de estabilidade, o indicador do ICCM deve apresentar melhoras em setembro. "É necessário que o governo deixe de se voltar para gastos improdutivos no setor público e invista mais no setor produtivo. O mesmo é válido para as políticas estadual e municipal", avaliou Dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]