• Carregando...

O Congresso dos Estados Unidos aprovou na noite de hoje uma legislação para elevar a capacidade de endividamento do Departamento do Tesouro. A medida havia sido aprovada anteriormente pelo Senado, agora passou também pela Câmara, e só precisa da sanção do presidente Obama, que disse que aprovará a legislação assim que ela chegar à Casa Branca.

A medida também acaba com a paralisação parcial do governo ao fornecer novos fundos às agências federais que estão fechadas desde 1 de outubro.

O acordo, no entanto, oferece apenas uma solução temporária. A proposta autoriza o Tesouro a continuar se endividando até 7 de fevereiro. Também prevê a "reabertura" do governo americano até 15 de janeiro.A paralisação de repartições públicas e dos servidores devido ao impasse sobre o Orçamento já dura 16 dias.

Um comitê será montado para discutir soluções permanentes para os dois problemas e terá até o início de dezembro para chegar a um acordo de longo prazo.

O consenso no Senado deixa mais próxima uma solução ao impasse entre republicanos e democratas que poderia levar o país a decretar o calote da dívida, um cenário com potencial de minar economias ao redor do globo.

Representantes do partido republicano deram indicações de que estão dispostos a aprovar a proposta apresentada pelas lideranças no Senado. A votação na Câmara era considerada um dos maiores desafios para o fim do impasse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]