• Carregando...
A hashtag surgiu no Twitter, como sugestão do desenvolvedor e defensor de software aberto Chris Messina | Kacper Pempel/Reuters.
A hashtag surgiu no Twitter, como sugestão do desenvolvedor e defensor de software aberto Chris Messina| Foto: Kacper Pempel/Reuters.

Um dos recursos mais populares da internet, a hashtag ainda é um mistério para muitos usuários e não usuários. Ao se deparar com o símbolo do jogo da velha precedendo uma palavra, muita gente ainda estranha e se pergunta o que aquilo significa.

A hashtag é uma maneira de identificar e agrupar conteúdo, facilitando a pesquisa de coisas relacionadas a um tema. É muito usada durante eventos ou ocasiões especiais.

O Twitter, por exemplo, registrou durante a final da Copa do Mundo as hashtags #BRAvsGER, #WorldCup2014, #JogaPraMimAlemanha e #EstaCopaEsDeArgentina. Se um usuário colocar na busca uma hashtag receberá como resultados todas as postagens que a utilizam.

Com o crescimento do uso do recurso e a consequente desorganização causada por muitos usuários escolhendo variações de hashtags para o mesmo tema, o Twitter resolveu botar um pouco de ordem na utilização.

Segundo o Wall Street Journal, a empresa está testando a inserção de um pequeno campo em que explica abreviações usadas como hashtags. O jornal viu o recurso em uso no aplicativo do Twitter para iOS, em exemplos como #oitnb (para a série de TV Orange Is The New Black), #got (para Game of Thrones) ou #lol (para o jogo League of Legends).

Origens

A hashtag surgiu no Twitter, como sugestão do desenvolvedor e defensor de software aberto Chris Messina.

Messina se inspirou no uso do símbolo em canais de chat, mas ele é usado por programadores desde os anos 60. Demorou um pouco, mas a ideia pegou. Em 2009, o Twitter começou a "hiperlinkar" (transformar em link para outra página) qualquer palavra escrita como hashtag.

No ano seguinte, a rede social estreou os Trending Topics, assuntos mais comentados, que compila as 10 hashtags mais utilizadas no momento.

Hashtags passaram também a ser usadas em outras redes sociais. No Instagram, por exemplo, são um recurso bem presente.

O mesmo não se pode dizer do Facebook, onde a utilização de hashtags é bem mais tímida. Apesar da presença das hashtags em diversas redes, o Twitter é mesmo a casa da hashtag.

O que significa?

Nos EUA, o símbolo faz referência a "pound" (libra), nome pelo qual a hashtag é conhecido pelo fato da tecla com o símbolo no telefone ser chamada de "pound key". Pelo mesmo motivo, no Brasil o símbolo é comumente chamado de "jogo da velha".

Nos EUA, porém, seu nome mais tradicional é "number sign". Antes, era praticamente usado apenas nesse sentido: "#1? quer dizer "número um". Em português, o # tem três nomes "oficias": cerquilha, antífen ou cardinal.

Já no Reino Unido o símbolo sempre foi conhecido como "hash", vindo daí o termo atual hashtag, que adiciona o termo "tag", palavra-chave utilizada para identificar e indexar conteúdo na internet.

Como usar

Antes de aplicar uma hashtag vale checar como ela está sendo usada, especialmente se há uma fonte oficial envolvida. Por exemplo, embora o festival de música Lollapalooza Brasil tenha elegido como hashtag oficial #LollaBR, muitas pessoas no Twitter estavam escrevendo #LollapaloozaBrasil ou #LollapaloozaBr, fazendo com que o conteúdo se dispersasse em pelo menos três hashtags diferentes.

Artistas ou marcas têm se valido das hashtags como ferramenta de promoção e divulgação. A cantora Anitta prometeu a seus fãs o lançamento do clipe da música "Na Batida" se a hashtag #AnittaNaBatida atingisse os 500 mil compartilhamentos, somando Twitter, Instagram, Facebook e Google+. Feito alcançado, o vídeo saiu esta semana.

As hashtags também vem sendo usadas com bastante frequência como um adendo, geralmente bem-humorado, a um comentário. Nesse tipo de uso, a hashtag funciona também como uma maneira de condensar o espírito ou mensagem do post, sendo útil também para economizar caracteres. Foi desse modo de utilização que surgiu o famoso meme #chatiado (ou #xatiado)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]