• Carregando...

Um dia depois da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que reduziu em um ponto porcentual a taxa básica de juros, de 13,75% para 12,75%, integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) apresentaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma lista de recomendações para enfrentar o desemprego e manter o consumo e criticaram a demora na redução das taxas de juros. No primeiro encontro de monitoramento da crise, os conselheiros sugeriram que o Copom se reúna uma vez por mês, como ocorria no passado, e não apenas de 45 em 45 dias, para "garantir agilidade" na administração da turbulência financeira.

O Conselhão, como é conhecido, também vai pressionar o governo para que condicione à preservação do emprego o corte de impostos a alguns setores da economia. A contrapartida do emprego para obtenção das desonerações foi defendida por dirigentes de seis centrais sindicais que se reuniram com Lula na segunda-feira, no Palácio do Planalto.

O documento produzido pelos conselheiros afirma que "a proteção do emprego é um dos critérios necessários às medidas de incentivo às empresas e de acesso ao crédito público". O presidente vê com simpatia a ideia de exigir contrapartida das empresas para cortar os impostos, mas a equipe econômica admite que, na prática, trata-se de proposta difícil de sair do papel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]