• Carregando...

Brasília – O programa de crédito consignado dos aposentados passará por ajustes para tentar reduzir as fraudes nessas operações. Com as mudanças, os segurados só poderão realizar empréstimos com desconto em folha no estado em que recebem o benefício previdenciário e, para aqueles que têm conta corrente, o crédito deverá ser feito na própria conta.

As mudanças foram aprovadas ontem pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e agora serão encaminhadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os conselheiros decidiram recomendar as alterações para aumentar a segurança nessas operações, que têm sido alvo fácil de fraudadores.

Segundo o secretário de Previdência Social, Helmut Schwarzer, as duas restrições são uma resposta às principais causas de fraude no consignado. Ele relata que foram registrados vários casos de aposentados que moram em um estado, mas a operação de empréstimo consignado foi fechada em outra unidade da federação.

No caso dos 11 milhões de aposentados e pensionistas que têm conta bancária, o conselho recomendou que o crédito do dinheiro tomado nas instituições financeiras seja feito diretamente na conta corrente. Também foram registradas irregularidades na transferência dos recursos por meio de ordem de pagamento. Segundo o secretário, são freqüentes os casos de pessoas que usavam os dados dos aposentados para fazer a contratação e repassavam o dinheiro para outra conta corrente, usando ordens de pagamento. "Fica obrigatório o crédito na conta corrente para evitar que alguém fraude o aposentado e mande o dinheiro para outra conta por ordem de pagamento", diz Schwarzer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]