Com um aumento de 15% no valor da cota média, hoje em R$ 69 mil, e o lançamento de um novo plano de pagamento — no qual o cliente pode ser contemplado tendo pago apenas 70% do valor da prestação —, o consórcio de imóveis Ademilar elevou suas vendas em 72% em 2006. Bem mais que o crescimento do mercado, que tem avançado em média 30% nos últimos anos. "A nova modalidade de pagamento impulsionou as vendas entre as pessoas que pagam aluguel e também entre investidores", diz Tatiana Reichmann, diretora da empresa.

CARREGANDO :)

Mais barato

Em 2006, a Ademilar liberou R$ 38,5 milhões em créditos para compra e construção em imóveis novos e usados, e vendeu o equivalente a R$ 109 milhões a serem distribuídos nos próximos anos. O presidente nacional da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), Rodolfo Montosa, diz que tudo é resultado do maior planejamento por parte do consumidor. Segundo ele, mesmo que a pessoa tenha de pagar aluguel, a compra de um imóvel por consórcio acaba ficando mais barata que um financiamento comum — além de não ter entrada, parcelas intermediárias nem cobrança de juros.

Publicidade

Móveis para los hermanos

Tradicionalmente, o Paraná vende mais produtos com maior valor agregado para a Argentina do que importa do país vizinho. Saem automóveis e equipamentos e entram trigo, azeitonas, leite, etc. Uma iniciativa recente do empresariado dos dois países corrobora a tradição. O pólo moveleiro de Arapongas deve inaugurar em janeiro um showroom em Buenos Aires para ampliar a venda de móveis para os hermanos. E representantes argentinos montam um centro permanente de alimentos em Londrina e Curitiba.

Suquinhos leitosos

O leite deve ser o ingrediente principal de uma queda de braço que a paranaense Nutrimental e a norte-americana Kraft Foods começam a travar em suas linhas de refresco a partir de janeiro. As duas empresas de alimentos, ambas com sede na região metropolitana de Curitiba, estão apostando seus lançamentos para o verão 2007 em variações de suco em pó que viram uma espécie de frapê. A Kraft lança no início do ano os novos sabores de Tang Milky, Yog e Cereais todos para misturar com leite. Já a Nutrimental criou opções de Nutrinho que podem ser diluídas tanto em água como em leite gelado. A novidade está nas prateleiras dos supermercados desde outubro, mas só agora deve ter início a campanha de marketing em torno do produto.

Oficina limpa e eficiente

Publicidade

O brasileiro encara a oficina mecânica como um lugar que visitará diversas vezes ao longo da vida — em muitas delas, para resolver encrencas que surgiram, misteriosamente, logo após visita anterior. O cenário também é pouco animador: graxa, poeira, peças velhas espalhadas pelo chão e pôsteres antigos de mulheres seminuas. Mas uma oficina de Londrina, no Norte do Paraná, se esforçou para fugir desse estigma — e, na última terça-feira, ganhou até prêmio de responsabilidade social como reconhecimento. Com apenas cinco funcionários, a Vapt Vupt Regulagens faturou o primeiro lugar do país na categoria para micro e pequenas empresas do prêmio "Valor Social", realizado pelo jornal "Valor Econômico".

Menos dor de cabeça

Na Vapt Vupt, o chão é limpo. Nas paredes, há avisos sobre como evitar acidentes de trabalho e lembretes sobre reciclagem de lixo. O dono da oficina, o engenheiro mecânico Hélio Aderne, conta que processos simples e baratos tratam a água que lava as peças e as mãos dos mecânicos, para impedir que óleo e graxa vão para o esgoto. A preocupação ambiental leva os funcionários para cursos de aperfeiçoamento para que a regulagem dos motores com injeção eletrônica e, principalmente, com carburador (mais antigos e poluentes) fique próxima da perfeição. Isso reduz o consumo de combustível e a ocorrência de dores de cabeça no dono do carro — o que compensa o preço mais alto cobrado pela Vapt Vupt.

Saúde na pauta

O advogado Fábio Góes Acerbi assumiu a diretoria de Assuntos Corporativos e Relações Governamentais da Kraft Foods Brasil de olho nos desafios que toda a indústria alimentícia terá de enfrentar em 2007. As novas regras para publicidade de produtos destinados ao público infantil e a procura cada vez maior por produtos saudáveis são alguns deles. Acerbi, que trabalha na Kraft desde 2002, ocupava o cargo de diretor jurídico da área Andina Oeste, que reúne Colômbia, Peru, Bolívia e Equador.

Publicidade

Depois da briga, uma causa comum

Acerbi assume no lugar de Newton Galvão, que teve sua gestão marcada pela briga no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra a aquisição da Garoto pela Nestlé. Mas agora um dos papéis principais do novo diretor será justamente a maior aproximação com as empresas concorrentes, para unificar o discurso da indústria frente às novas regulamentações.

Cadê o preço?

O Procon já começou a vistoriar a aplicação da lei da identificação correta de preços, que entrou em vigor na última quarta-feira. "A orientação foi não conturbar as lojas por conta do movimento de Natal, mas na terça-feira sai a listagem de infrações", avisa a coordenadora do órgão de defesa do consumidor, Ivanira Pinheiro. Os fiscais visitaram lojas de shopping. Os próximos são os ambulantes.

Laptops no mercado

Publicidade

Como a grande maioria dos supermercados não recebeu as encomendas de leitor óptico pelo excesso de demanda em todo o país, a associação do setor (Apras) orientou os lojistas a ter em mãos o projeto de instalação e cópia do pedido dos equipamentos para mostrar aos fiscais. Em Londrina e Cascavel, onde os supermercadistas foram visitados, funcionou. "Eles não têm por que multar, porque o supermercado não está adaptado mas não é culpado", explica o presidente da Apras, Everton Muffato.

Já o Procon de Curitiba diz que não aceitará o argumento e repassa orientação do Ministério da Justiça: os lojistas que ainda não têm leitor óptico devem colocar computadores portáteis ou sistema similar com leitura de preços ao longo da loja para consulta.