• Carregando...

São Paulo – A inadimplência dos consumidores teve um aumento de 3,2% no Brasil em setembro ante o mesmo mês do ano passado, conforme estudo divulgado nesta quarta-feira pela Serasa. Na comparação entre setembro e agosto, o levantamento mostrou que houve queda de 7%. No acumulado de janeiro a setembro deste ano, houve alta de 13% no indicador de inadimplência dos consumidores sobre os primeiros nove meses do ano passado.

De acordo com os técnicos da Serasa, o movimento de queda, entre agosto e setembro de 2006 refletiu o crescimento da renda disponível do consumidor, sustentado pelo aumento do salário mínimo, inflação em queda, expansão do emprego e reajustes salariais com ganho real para diversas categorias. "A menor velocidade na expansão do crédito nos últimos meses mostra que boa parte dos consumidores está priorizando o pagamento das dívidas assumidas, provavelmente com planos de voltar ao consumo no final do ano", salientaram os técnicos da companhia.

Cheques

O índice de cheques sem fundos teve queda de 16,73% em setembro na comparação com o mesmo mês de 2005, de acordo com pesquisa da Telecheque divulgada ontem. Na comparação com agosto (2,48%), a queda foi de 11,69%.

"Estes indicadores confirmam o comportamento mais cauteloso do consumidor nas compras no varejo, conforme já havíamos previsto. Os consumidores, de um modo geral, estão evitando o endividamento e o descontrole financeiro vivido no 1.º semestre, colocando em prática um planejamento mais apurado", avaliou a Telecheque.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]