• Carregando...

Ao contrário do resultado de 2005 – quando o consumidor tinha um endividamento médio de 3% da sua renda – neste ano ele está com as contas em dia, segundo o Painel de Mercado e Consumo da Apas. Entre os consumidores das classes A e B, a renda média está 1% acima do gasto. O porcentual sobe para 5% nas classes D e E.

Na média, o consumidor gasta 1% a menos que sua renda. "Ele percebeu que teve um grande problema de orçamento e controlou o consumo", diz o vice-presidente de comunicação da Apas, Martinho Paiva Moreira.

A pesquisa mostra ainda que o perfil de compra do brasileiro também mudou. Ele vai mais vezes ao supermercado, para comprar menos coisas – não faz mais estoque, como antigamente. "Ele faz reposição", resume Moreira.

De acordo com o painel, o brasileiro vai ao supermercado (e a outros pontos de auto-serviço) em média 4,2 vezes ao mês. E o tíquete médio é de R$ 21,2. No Sul, segundo Fátima Merlin, da Latin Panel, o número médio de visitas aos supermercados é de 4,8 por mês e o ticket médio é de R$ 23. "Apesar de ter poder aquisitivo maior, o consumidor do Sul tem uma grande preocupação em pesquisar o menor preço e é bastante exigente", explica. (CS)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]