Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Automóveis

Consumidor volta a parcelar compras

São Paulo - O retorno do crédito e da confiança do consumidor deve reduzir "em breve" o porcentual das compras à vista de veículos, acredita o presidente da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), Luiz Horácio Montenegro. Segundo ele, 44% das compras de veículos realizadas em abril – a grande maioria de veículos leves e de passeio – foram pagas à vista. Esse número deve voltar a níveis pouco acima de 30% no curto prazo, espera o dirigente da Anef, amparado pelas perspectivas de que o mercado de crédito fique mais irrigado e que o consumidor fique mais confiante nas decisões de compra.

Dados divulgados pela Anef, referentes ao primeiro trimestre do ano, mostram que 41% das aquisições de veículos foram pagas à vista, 29% por meio de leasing, 25% via crédito direto ao consumidor (CDC) e 5% por consórcio. O dispêndio de dinheiro vivo na compra de veículos foi aumentando desde o final do ano passado. Como as concessionárias e montadoras precisavam reduzir rapidamente seus estoques, passaram a conceder descontos e benefícios para as compras à vista. Essas operações também foram incentivadas, embora em menor medida, pela redução do IPI dos carros, o que levou muitos consumidores a anteciparem compras.

Para Montenegro, o crédito ainda não voltou à sua antiga forma, embora esteja retornando aos patamares verificados em julho e agosto de 2008. Além disso, segundo ele, "o critério de análise de crédito não é mais o mesmo", uma vez que as instituições financeiras precisam valer-se de mecanismos mais rígidos na concessão de recursos para controlar a inadimplência. Com relação ao saldo das carteiras de CDC e leasing para aquisição de veículos por pessoas físicas, Montenegro acredita que subirá de 10% a 15% ante 2008, para algo próximo de R$ 160 bilhões.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.