• Carregando...

Alemanha e Argentina reeditam nesta sexta-feira, às 12h (de Brasília), no estádio Olímpico de Berlim, um dos maiores clássicos do futebol mundial. O confronto, que anteriormente decidiu por duas vezes uma Copa do Mundo, definirá agora quem chegará às semifinais e continuará sonhando com mais um título mundial.

A primeira final foi disputada em 1986, no México, e a vantagem ficou com os argentinos. Com Maradona em grande fase, os sul-americanos venceram por 3 a 2 e levaram pela segunda vez o torneio. Burocráticos, mas eficientes, os alemães se vingaram quatro anos mais tarde, na Itália, na simples vitória por 1 a 0, e chegaram ao tricampeonato. Jürgen Klinsmann, atual treinador da seleção, formava o ataque com Völler.

Para quem você vai torcer na partida Alemanha X Argentina? Opine na enqueteCuriosamente, esta foi última vitória da Alemanha sobre a Argentina. Depois disso, os países se enfrentaram mais quatro vezes, sendo duas vitórias da equipe da América do Sul e dois empates. O último encontro aconteceu na Copa das Confederações do ano passado, quando empataram em 2 a 2, em Nuremberg.

Esta será a quinta vez que as seleções duelam em um Mundial. Além das decisões, ambos jogaram nas Copas de 58, na Suécia, e 66, na Inglaterra. Na primeira, vitória alemã por 3 a 1 e, na segunda, empate sem gols. No retrospecto geral, a vantagem é dos argentinos. Em 16 partidas, venceram sete e perderam cinco. Aconteceram ainda outros quatro empates. Os sul-americanos marcaram 23 gols e sofreram 22.

Apesar da desvantagem, a Alemanha tem retrospecto favorável contra equipes da América do Sul em Mundiais. Foram 11 vitórias, três empates e apenas duas derrotas (ambas em finais). Já Argentina também vai bem diante dos europeus. Em 44 jogos, conseguiu 18 vitórias, 11 empates e 15 derrotas.

Os alemães, contudo, vivem um jejum incômodo frente às melhores seleções do planeta. A última vitória sobre os "grandes" foi obtida em 2000, quando bateu a Inglaterra por 1 a 0, em Londres, pelas eliminatórias da Copa de 2002. Desde então, obteve apenas seis empates e nove derrotas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]