• Carregando...

Com receio de perder os trechos a que tinha direito pelo programa Smiles, o engenheiro Daniel de Mello já emitiu os bilhetes para uma viagem prevista para fazer apenas em setembro. "Mesmo com a possibilidade de ter que remarcar, por algum imprevisto, achei melhor garantir as passagens." Com os pontos acumulados no programa de fidelidade da companhia, Mello ganhou os trechos de ida e volta para o Canadá, dele, da esposa e da sogra. "Estou aguardando mais alguns créditos de uma viagem recente para emitir a passagem do meu sogro também", diz. "Além disso, para garantir, optamos pela companhia aérea Air Canada, empresa parceira do programa."

Mesmo que a companhia não fosse parceira do programa Smiles, Mello teria sua viagem garantida se a Varig cancelasse os vôos na data da sua viagem. Segundo o advogado Eduardo Oliveira Agustinho, professor de Direito Empresarial da Unicemp, os clientes que já tem passagens emitidas têm viagem garantida mesmo que a Varig suspenda suas operações. "Desde setembro, a Agência Nacional de Aviação Civil, estatal que regulamenta o setor, garante o embarque em outra companhia para quem tem passagem, em caso de vôos suspensos", explica. "Talvez o consumidor não consiga viajar no dia e horário pretendido inicialmente, mas o direito à viagem está garantido." A garantia vale tanto para quem comprou como para quem ganhou a passagem pelo sistema de milhagem.

A orientação do advogado para quem tem pontos suficientes para ganhar um trecho é emitir logo a passagem. "Se os pontos não forem transformados em passagens e a Varig quebrar, eles podem, eventualmente, ser transformados em crédito financeiro. Mas nesse caso, entram no fim da fila dos credores." Para isso o passageiro teria que procurar um avdogado e, via ação judicial, tentar transformar pontos em crédito financeiro. "Sem dúvida é mais seguro emitir já, uma vez que possivelmente a companhia não vai se negar a emitir as passagens para quem tem direito."

Diante da ameaça de suspensão de atividades, funcionários da Varig farão manifestações amanhã em São Paulo, Rio e Porto Alegre, a partir das 6 horas. Além disso, 300 funcionários da Varig desembarcam hoje em Brasília para a "Marcha pela Salvação da Varig", com o objetivo de sensibilizar os órgãos do governo federal das necessidade de apoio à companhia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]