• Carregando...

Oito anos depois da fatídica final do Mundial de 98, Brasil e França se reencontram em uma partida decisiva de Copa do Mundo. Neste sábado, às 16 horas (horário de Brasília) as duas equipes se enfrentam, em Frankfurt, pelas quartas-de-final da Copa da Alemanha.

A partida será acompanhada lance a lance pela Gazeta do Povo Online.

Em campo, neste sábado, estarão 12 jogadores que estavam no Mundial de 98, inclusive os dois protagonistas da decisão. Do lado francês, o maestro Zinedine Zidane, autor de dois gols na partida, ainda lidera sua seleção. Depois da final, ele ganhou três vezes o prêmio de melhor jogador do mundo (98, 200 e 2003), fracassou na Copa de 2002 e agora se despede do futebol. O jogo contra o Brasil, aliás, pode ser o último da sua carreira.

Do lado brasileiro, o personagem é o atacante Ronaldo. Em 98, ele teve uma convulsão antes da final, mas entrou em campo e não pôde ajudar a seleção brasileira. Pouco mais de um ano depois, ele teve uma série lesão no joelho e ficou dois anos afastado dos gramados, mas deu a volta por cima ao ser artilheiro do mundial de 2002 e ganhar a bola de ouro da Fifa no mesmo ano. Na Copa da Alemanha, ele também superou as críticas. Marcou três vezes e tornou-se o maior artilheiro da história dos mundiais, com 15 gols.

Apesar de todos esses ingredientes, os dois lados evitam falar em clima de revanche. O técnico Carlos Alberto Parreira já declarou que não dá para fazer comparações entre os dois jogos. A maioria dos jogadores brasileiros adotou o mesmo discurso, exceção feita ao meia Zé Roberto, reserva em 98, que admitiu estar engasgado com os franceses.

Parreira deverá ter todos os jogadores à disposição. Emerson e Kaká, que reclamavam de dores no joelho, treinaram normalmente nesta sexta-feira e nada sentiram. O meia é nome praticamente certo no jogo, mas o volante pode perder a posição para Gilberto Silva. Robinho, que teve um problema no músculo da coxa direita no treino de sábado e ficou fora do jogo contra Gana, também treinou normalmente e disputa uma vaga com Adriano.

A França também tenta esfriar ao máximo o clima de revanche. Faz sentido. Não convém aos Bleus entrar em provocações com os brasileiros, ainda mais após o momento de paz que atravessam. Tudo pela boa vitória sobre a Espanha, que enfim animou jogadores, torcida e imprensa do país.

- Não aceito comparações com 1998. É outro momento, são outros jogadores, não estamos mais no Stade de France. É um novo jogo em uma outra Copa do Mundo. E o mesmo vale o para 1986 – diz o técnico Raymond Domenech, que deve repetir a escalação da equipe que venceu a Espanha nas oitavas.

BRASIL X FRANÇA

Local: Fifa World Cup Stadium, FrankfurtÁrbitro: Luis Medina Cantalejo (Espanha)Horário: 16 (horário de Brasília)

BRASILDida, Cafu, Juan, Lúcio e Roberto Carlos; Emerson (Gilberto Silva), Zé Roberto, Kaká e Ronaldinho Gaúcho; Ronaldo e Adriano (Robinho).Técnico: Carlos Alberto Parreira

FRANÇABarthez, Abidal, Thuram, Gallas e Sagnol; Makelele, Vieira, Malouda e Zidane; Ribery e Henry.Técnico: Raymond Domenec

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]