• Carregando...

O goleiro Ricardo foi o grande herói da classificação de Portugal para a semifinal da Copa do Mundo da Alemanha. ele, que foi contestado antes do início do torneio, mas mantido por Felipão, defendeu três cobranças de pênaltis na disputa com a Inglaterra. Os portugueses converteram três cobranças contra apenas uma dos ingleses.

Ricardo havia sido contestado por boa parte da imprensa e da torcida de Portugal, que preferia o antigo titular, Victor Bahia. no entanto, o técnico Luis Felipe Scolari apostou no arqueiro que foi o responsável pela passagem dos portugueses à semifinal. O goleiro dendeu os chutes de Lampard (canto esquerdo), Gerrard (canto esquerdo) e Carragher (canto direito).

Como foi

Após 120 minutos de futebol sem gols, Portugal venceu a Inglaterra por 3 a 1 nos pênaltis e se classificou às semifinais da Copa do Mundo. O adversário, quarta-feira, em Munique, será o vencedor do confronto entre Brasil e França.

O primeiro tempo teve poucos lances de emoção. As duas equipes marcavam forte no meio-campo e erravam muitos passes. Os portugueses sentiam a ausência de Deco para organizar a armação de jogadas e a Inglaterra pouco ameaçava com Rooney isolado no ataque. Dos poucos lances de perigo, uma cabeçada de Tiago, bem defendida por Robinson, foi a melhor chance de Portugal, aos 40 minutos. Do lado inglês, Lampard assustou num chute forte da entrada da área, mas o goleiro Ricardo estava atento.

A Inglaterra voltou dominando o segundo tempo. Mesmo sem Beckham, que saiu machucado e deu lugar a Lennon, a equipe perdeu boas chances com Lampard, aos 8, e Joe Cole, aos 13. Aos 16, no entanto, Rooney pisou em Ricardo Carvalho numa disputa de bola, empurrou Cristiano Ronaldo em seguida e acabou expulso pelo árbitro Horacio Elizondo. Com um a mais, Portugal reequilibrou as ações, mas não conseguia penetrar na defesa inglesa. Aos 32, Figo cruzou com perigo para a área e Robinson teve que se esticar para botar a bola para escanteio. Lampard respondeu para a Inglaterra, aos 37, em cobrança de falta. Ricardo espalmou para o meio da área e Lennon chutou fraquinho no rebote. Portugal pressionou nos minutos finais, mas o jogo acabou indo para a prorrogação.

O panorama se manteve no tempo extra. Portugal tinha mais posse de bola, mas parecia sem saber o que fazer. A Inglaterra insistia nos chutões para frente, buscando o grandalhão Crouch, que quase marcou após cruzamento de Gerrard, aos 8. Miguel fez um corte providencial de cabeça. Aos 11, Simão arrancou pela esquerda e chutou rasteiro para boa defesa de Robinson.

No segundo tempo, lances polêmicos. Logo na primeira jogada, Lennon invadiu a área e foi desarmado por Nuno Valente. Os ingleses reclamaram pênalti. Um minuto depois, Postiga marcou de cabeça, mas o árbitro marcou acertadamente o impedimento. Depois disso, os dois times, nitidamente cansados, pouco fizeram. A decisão foi para os pênaltis.

INGLATERRA 0 X 0 PORTUGAL

Local: Fifa World Cup Stadium, em GelsenkirchenHorário: 12h (horário de Brasília)Árbitro: Horacio Elizondo (Argentina) Assistentes: Dario Garcia (Argentina) e Javier Otero (Argentina).

Cartões amarelos: Terry, Hargreaves (Inglaterra), Petit, Ricardo Carvalho (Portugal)Cartão vermelho: Rooney (Inglaterra)

INGLATERRAPaul Robinson; Gary Neville, Rio Ferdinand, John Terry e Ashley Cole; Frank Lampard, Owen Hargreaves, Steven Gerrard, David Beckham (Lennon, depois Carragher) e Joe Cole (Crouch); Wayne RooneyTécnico: Sven-Goran Eriksson

PORTUGALRicardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Fernando Meira e Nuno Valente; Petit, Tiago (Hugo Viana), Maniche e Figo (Helder Postiga); Cristiano Ronaldo e Pauleta (Simão Sabrosa)Técnico: Luiz Felipe Scolari

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]