• Carregando...

No que depender do histórico dos confrontos entre Portugal e Inglaterra, os torcedores lusos podem começar a temer pelo futuro de sua seleção. Apesar da ampla desvantagem nos números, os comandados de Luiz Felipe Scolari se apegam ao equilíbrio em Copas do Mundo e aos últimos resultados para chegarem à semifinal.

A superioridade do English Team começou exatamente na primeira partida entre eles, com uma vitória por 10 a 0, em 1947. No total, foram 21 jogos, sendo nove triunfos dos britânicos, três dos portugueses e nove empates. Os ingleses marcaram 45 gols e sofreram apenas 25.

A vantagem, entretanto, vem sendo reduzida vagarosamente. Desde 1974, as seleções se enfrentaram dez vezes, com uma vitória da Inglaterra (1998), duas de Portugal e sete empates. A igualdade, aliás, vem prevalecendo nos últimos duelos – 2002 (1 a 1) e 2004 (1 a 1).

No mesmo ano, um novo empate no tempo normal e uma vitória nas penalidades colocou os portugueses nas semifinais da Eurocopa. Michael Owen abriu o placar logo aos 2 minutos do primeiro tempo, mas Hélder Postiga deixou tudo igual com um gol aos 38 da etapa complementar. Na prorrogação, Rui Costa virou, porém, Lampard voltou a empatar.

Foi nas cobranças de pênaltis que brilhou a estrela do goleiro Ricardo, ainda titular do time. Mesmo com Rui Costa desperdiçando, ele defendeu os chutes de Beckham e Vassel e ainda converteu o último tiro, obtendo a classificação à final. Em seguida, o país seria derrotado pela Grécia e ficaria com o vice-campeonato.

Curiosamente, Inglaterra e Portugal se encontram em Copas do Mundo a cada 20 anos. Em 66, jogando diante de sua torcida, os ingleses venceram por 2 a 1, nas semifinais, e mandaram os portugueses para casa naquela que foi a melhor campanha deles no torneio. Já em 86, no México, os lusos levaram a melhor ao triunfarem por 1 a 0, mas acabaram eliminados logo na primeira fase. O ingleses caíram nas quartas com o polêmico e histórico gol de mão do argentino Maradona.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]