• Carregando...

Os principais sites e jornais do mundo repercutiram de forma positiva a vitória e classificação do Brasil para a próxima fase da Copa do Mundo 2006. Além da vitória, o assunto principal foi o recorde de gols em copas do Mundo quebrado por Ronaldo. Agora, o brasileiro é o maior artilheiro da história dos mundiais com 15 gols marcados, um a mais que o alemão Gerd Muller.

O site do jornal Olé, da Argentina, não perde a chance de dar uma "cutucada" do atacante Ronaldo. Apesar de reconhecer a boa fase do Brasil – já que abre a matéria com o título "Bate récords" – o jornal só se refere ao camisa 9 da nossa seleção como "El Gordo". O texto faz referências aos recordes obtidos pelo Ronaldo e também aos 201 gols que o Brasil já marcou na história da copas.

"El campeón defensor resolvió con solvencia el trámite de octavos con los africanos, en Dortmund. Ronaldo, Adriano y Ze Roberto anotaron para el equipo de Parreira, el segundo, en offside. El Gordo superó la marca de goles convertidos del alemán Gerd Müller: suma 15 anotaciones. El Scratch, por su parte, llegó a 201 tantos en mundiales". Mas, o jornal deixa uma pergunta intrigante no ar: "Golea, pero ¿gusta?", ou seja, "cumpre seus objetivos, mas satisfaz?

O jornal italiano Corriere della Sera exalta a classificação do Brasil e os recordes alcançados por Ronaldo. "Brasile: festa e record mondiale di Ronaldo". A mesma referência é feita no site da Gazzetta Dello Sport. "Ronaldo fa 15, Brasile ai quarti".

O jornal espanhol El País descreveu com precisão como foi a partida entre Brasil e Gana. Com o título "Cuestión de pegada" o jornal fala que faltou ao time africano o talento e a "pegada" que as "estrelas brasileiras" têm. "Ghana dominó el juego, tuvo más tiempo el balón y remató a puerta más veces que Brasil, pero decidió la mayor pegada y talento de las estrellas brasileñas".

De acordo com o site do jornal Le Monde, da França, o Brasil nem precisou usar de todo o seu talento para vencer o time de Gana. "Le Brésil ne force pas son talent face au Ghana (3-0)". Já o jornal The Guardian também destaca o recorde alcançado por Ronaldo. "Ronaldo became the most prolific scorer in World Cup history". O alemão Bild afirma que o "samba" brasileiro prevaleceu sobre Gana. "3 Mal Samba getanzt, schon war Ghana draußen".

Em Portugal, o jornal "A Bola" fala sobre a vitória do Brasil. Político, o site apenas cita o resultado e mantém um distanciamento, apesar de Portugal ser um dos possíveis adversários do Brasil caso as duas equipes cheguem às semifinais. "Sem surpresa, o Brasil averbou hoje a quarta vitória consecutiva e juntou-se ao grupo de equipas, entre as quais se conta a de Portugal, que vão disputar os quartos-de-final do Mundial da Alemanha a partir desta sexta-feira. O Gana, que quis dar espectáculo, foi uma formação algo ingénua no último terço do terreno, em contraste com o bom futebol praticado no meio campo".

Indignação em Gana

O site www.ghanaforall.com afirmou abertamente que os ganeses foram roubados pelo árbitro Michel Lubos. Alguns lances realmente foram questionáveis, mas os africanos não perdoaram a atuação dele e de seus auxiliares. "The Black Stars (como é conhecida a seleção de Gana) were robbed of what started as a good game for Ghana".

De acordo com a matéria, a seleção ganesa foi melhor que o Brasil durante todo o jogo, mas o time foi "flagelado" por cartões amarelos. O árbitro foi acusado ainda de favorecer os "times grandes" , não marcar faltas para Gana e "inventar" faltas para o Brasil, além de estragar a beleza que é o futebol da Copa do Mundo.

"It is a shame as to how the referee Michel Lubos blatantly ignored fouls against Ghana and automatically created fouls for the Brazilian team. The beauty of the World cup is at stake as many beautiful matches are being turned into cheating platforms for the big teams".

Por fim, fica o sentimento de revolta dos africanos, mas também um exemplo de patriotismo. "Congrats Black Stars. Shame to the bad officiating and kudos to all the proud African teams. Long live Africa, Long live Ghana, Long Black Stars". Traduzindo: "Parabéns Estrelas Negras. Todas as equipes africanas estão orgulhosas. Vida longa á África, vida longa à Gana, vida longa Estrelas Negras"

Confira como foi a vitória do Brasil no lance a lance da Gazeta do Povo Online

Não perca um show de imagens da vitória do Brasil e os melhores lances da Copa 2006

Leia a repercussão da vitória no Blog da GPol

Para você, qual foi a nota do Brasil na vitória sobre Gana?

Como você avalia a qualidade de cada seleção nesta fase final da Copa 2006?

RepercussãoSeleção não anima e festa é tímida no Paraná

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]