• Carregando...

Portugal e França entram em campo nesta quarta-feira, às 16 horas (de Brasília), para definir o segundo finalista da Copa do Mundo. A Itália, após a vitória na prorrogação por 2 a 0 contra a Alemanha, espera de camarote o seu adversário para a grande final de domingo.

A partida entre Portugal e França será disputada no Estádio Allianz-Arena, em Munique. A seleção comandada pelo técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari, o Felipão, busca a vitória para chegar a uma inédita final de Copa do Mundo.

No entanto, a equipe de Zidane, que eliminou o Brasil nas quartas-de-final, tem um amplo retrospecto favorável contra Portugal. O próprio Felipão afirmou, nesta terça-feira, que a França é favorita para o confronto. Talvez para tirar um pouco da pressão dos seus jogadores.

No último amistoso entre as duas seleções, em 2001, os "Bleus" venceram por 4 a 0, mas Felipão ainda não era o técnico de Portugal. A última vitória portuguesa sobre a França foi em 1975, também em um amistoso. Os Lusos venceram por 2 a 0.

Para essa partida decisiva, o técnico Felipão terá o retorno do meia Deco, que cumpriu suspensão contra a Inglaterra. O treinador brasileiro também espera contar com Figo e Cristiano Ronaldo, que reclamaram de dores musculares. Felipão quer repetir a união da "família Scolari", que conquistou o pentacampeonato com o Brasil, com os jogadores portugueses.

Até agora a estratégia vem dando certo. Portugal se classificou em primeiro do grupo D, com três vitórias. Um a zero em Angola, 2 a 0 no Irã e 2 a 1 no México. Nas oitavas-de-final, o time de Felipão pegou a temida Holanda e venceu por 1 a 0, numa partida que foi uma verdadeira guerra. Nas quartas, a vitória foi suada contra a Inglaterra, 3 a 1 nos pênaltis com o goleiro Ricardo sendo o herói da classificação.

A França não tem nenhum problema de última hora para escalar a equipe. O técnico Raymond Domenech já afirmou que vai repetir a formação que disputou as últimas duas partidas, inclusive a que eliminou o Brasil, nas quartas. Essa formação utiliza apenas um atacante, o rápido Henry que marcou o gol da eliminação brasileira.

Para chegar a semifinal, a França conseguiu a classificação com "as calças na mão", na primeira fase. Irregular, empatou duas partidas (0 a 0 com a Suíça e 1 a 1 com a Coréia) e venceu apenas uma do grupo G. Na última rodada, contra a fraca Togo, os franceses marcaram 2 a 0.

Nas oitavas, a França passou pela Espanha por 3 a 1, com dois gols no final da partida. Nas quartas-de-final não é preciso nem lembrar. Zidane comandou os franceses na vitória por 1 a 0 contra o Brasil. Agora Felipão tem a torcida da maioria dos brasileiros para vingar a derrota para os franceses.

Portugal x França - 05/07/2006, às 16h (de Brasília)

Local: Estádio Allianz-Arena, em MuniqueÁrbitro: Jorge Larrionda (URU)Auxiliares: Walter Rial (URU) e Pablo Fandiño (URU)

PortugalRicardo; Miguel, Fernando Meira, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha, Maniche, Figo, Deco e Cristiano Ronaldo; Pauleta. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

FrançaBarthez; Sagnol, Thuram, Gallas e Abidal; Makelele, Vieira, Ribéry, Zidane e Malouda; Henry. Técnico: Raymond Domenech

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]