• Carregando...

O consumo de energia da indústria paranaense caiu 1,8% em 2012, para 10,4 mil gigawatts-hora (GWh), segundo dados publicados ontem pela Copel. O dado corresponde à demanda das empresas vinculadas ao mercado cativo da estatal e das que compram eletricidade no mercado livre.

A retração foi mais forte que a observada na produção industrial do estado – que, nos 12 meses encerrados em novembro, encolheu 0,5%, segundo o dado mais recente do IBGE. Em todo o país, os movimentos foram distintos: a produção industrial caiu mais (2,5%), mas o consumo de energia do setor ficou estável.

Demanda total

Incluindo na conta as demais classes, o consumo de energia elétrica na área de concessão da Copel Distribuição – que cobre mais de 95% do território paranaense – cresceu 2,7% no ano passado, para 26,9 mil GWh. O avanço foi puxado pelos segmentos rural (alta de 8,2%), comercial (5,9%) e residencial (5,4%).

O crescimento do consumo no Paraná foi mais fraco que o verificado em todo o país. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do governo federal, em 2012 o consumo de energia na rede aumentou 3,5%, para 448,3 mil GWh.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]