• Carregando...
 |
| Foto:

Devido ao forte calor deste verão, o consumo de energia elétrica nas residências brasileiras em janeiro ficou 7,9% maior do que no mesmo período do ano passado. Na Região Sul, a alta foi quase o dobro: 14,6%. Os dados foram divulgados ontem pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal federal que atua no planejamento do setor energético. Dos 866 gigawatts-hora (GWh) consumidos a mais no mês, 257 GWh foram no Sul do país, uma das mais afetadas pela onda de calor.

Confira o nível de consumo elétrico em janeiro

Segundo a entidade nacional do setor, a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Abrava), as vendas de ar-condicionado dos tipos split e janela, usados em residências, escritórios e pequenos comércios, de 2010 a 2013, ultrapassaram o total vendido na primeira década do milênio, chegando a uma estimativa de 30 milhões de aparelhos no país.

Com isso, de acordo com a EPE, o consumo desses equipamentos chega a 4.684 GWh, o que equivale a 25% a 30% do consumo de energia elétrica nas classes residencial e comercial ou de 10% a 12% do consumo total do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]