• Carregando...

O consumo de energia elétrica na área de concessão da Copel Distribuição – que cobre mais de 95% do território paranaense – cresceu 2,7% em 2012, atingindo 26,9 mil gigawatts-hora (GWh), informou a empresa nesta segunda-feira (04). O dado corresponde ao chamado "mercado fio" da companhia, ou seja, à soma do suprimento de energia para a rede básica e os consumidores livres (grandes indústrias) existentes no estado.

O crescimento foi mais fraco que o verificado em todo o país. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do governo federal, em 2012 o consumo de energia na rede aumentou 3,5%, para 448,3 mil GWh.

Considerando-se somente o mercado regulado da Copel, o consumo aumentou 3,5%, para 23,2 mil GWh. Dentro desse segmento, a maior alta ocorreu no setor rural, com expansão de 8,2%. Na sequência aparecem o comércio (5,9%), as residências (5,4%), outras classes (4,2%) e a indústria, cujo consumo baixou 1%. Outro indicador de retração da indústria foi a forte queda no chamado mercado livre, cujo consumo caiu 3,8% no ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]