• Carregando...
Leitão de elite no Shopping Estação. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Leitão de elite no Shopping Estação.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A crise que se reflete nas bolsas pode mudar o futuro da produção de alimentos como a carne, mostra a 4ª PorkExpo, que reúne cerca de 2,8 mil congressistas em Curitiba desde terça-feira e termina hoje. O evento, direcionado à cadeia de suínos, concentra especialistas em comércio internacional.

A primeira leva de palestras, organizada para oferecer uma avaliação macro sobre as tendências econômicas, teve posicionamentos relacionados à tensão econômica mundial. Os palestrantes plantaram dúvidas entre os produtores sobre as previsões de crescimento do consumo de alimentos em todo o mundo, tendências que pareciam inquestionáveis.

O cenário de crescimento tende a se estabilizar em cinco anos, apontou Gregoire Tallard, pesquisador da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) na Itália. Ao lado do frango, o suíno é visto como uma das fontes mais baratas de proteína do planeta e tenta ganhar mercado nos países em desenvolvimento.

Todas as estimativas passaram a ser relativizadas. O consumo estaria em uma encruzilhada e a tendência deve se definir a partir do momento em que ficar claro o impacto da crise norte-americana em mercados como a China.

Para direcionar a produção para mercados que remuneram melhor, no entanto, o Brasil precisa adequar o sistema produtivo, apontou Kazuo Fukumoto, do Japão. O mercado japonês é um dos mais exigentes e que melhor remunera. Aceita o frango mas rejeita o suíno brasileiro.

O evento transformou o 8º andar do Shopping Estação num parque, com direito a exposição de suínos vivos. Trata-se de animais selecionados para demonstrações genéticas. Entre os expositores, predominam empresas de nutrição e saúde animal. Um série de painéis mostra 140 pesquisas científicas do setor.

A Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), montou um estande onde apresenta resultados de pesquisas genéticas e um quite que ajuda o criador a medir a qualidade do gás gerado em biodigestores. Os congressistas participam ainda de degustações de carne suína.

A PorkExpo ocorre a cada dois anos. A próxima edição deve ser realizada em Foz do Iguaçu, como a de 2006. No ano que vem, Curitiba recebe a AveExpo. Esses eventos são organizados pela AnimalWorld, uma empresa de Campinas (SP) que surgiu na internet mas atualmente publica revistas especializadas e promove discussões técnicas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]