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Orientação

Siga as dicas dos consultores e torne sua vida "um pouco mais sua":

• Estabeleça metas: mensais, semanais e diárias. Depois programe suas tarefas e atividades da semana e do dia, em função dessas metas.

• Identifique as atividades que melhor levem aos resultados pretendidos e concentre-se nelas. Faça as coisas em ordem de prioridade.

• Controle, diariamente, as atividades realizadas e os resultados alcançados. Dessa maneira você descobre onde seu tempo é realmente empregado.

• Melhore suas rotinas e hábitos de trabalho ao estabelecer data e hora para início e fim de cada atividade.

• Elimine os maiores desperdiçadores de tempo, como o messenger, o e-mail, o telefone etc.

O contabilista Edson Eyer procurou um curso sobre gestão do tempo depois que começou um MBA, há dois anos. "Percebi que tinha dificuldades em gestão do tempo, porque as informações trafegam muito rapidamente. Hoje o tempo não é mais dinheiro, é questão de sobrevivência, no emprego, nos negócios", opina. Para ele, o curso foi útil. "Com o perdão do trocadilho, não foi perda de tempo. Você vê que perde tempo com coisas que não são importantes, principalmente em reuniões. Já cheguei a participar de uma reunião feita para decidir a pauta de uma outra reunião que iria acontecer na semana seguinte."

Eyer comenta que, depois de passar a gerenciar seu tempo, conseguiu conviver melhor com a esposa, Celina. "Não é fácil, a princípio. Você está acostumado a lidar de uma maneira, mas tem que colocar foco e se autocobrar." O curioso, diz o contabilista, é que seus subordinados começaram a mudar de atitude e a usar melhor o tempo somente pelo exemplo. Uma receita básica que ele usou e que lhe garantiu maior produtividade foi ordenar os e-mails por ordem de urgência, ao contrário do que fazia antes, que era respondê-los por ordem de chegada.

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