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Shopping é a praia do curitibano. Se a máxima é verdade, os ‘banhistas’ se preparam para mais uma opção que será inaugurada no ano que vem. O Pátio Batel, novo shopping do Grupo Soifer, realizou nesta semana a entrega das chaves aos lojistas: um dos últimos passos antes da inauguração prevista para abril do ano que vem. O superintendente do empreendimento, Michel Sarraff (foto), contou ao repórter Pedro Brodbeck como espera que o mix de lojas, que alia marcas de luxo e mais populares, atraia o público curitibano e até turistas estrangeiros para o estabelecimento.

O que falta para a inauguração do Pátio Batel?

Agora entramos na reta final. O evento da entrega das chaves é simbólico, mas também um marco na evolução do empreendimento. Agora, os lojistas estão aptos a fazer obras nos seus espaços, que devem ser aprovadas pelo comitê de projetos do shopping. Tudo dentro do cronograma planejado para que a inauguração seja feita no dia 25 de abril de 2013. Já temos a equipe administrativa e estratégica montada com cerca de 50 profissionais e o próximo passo fica por conta da contratação de 250 profissionais de limpeza, segurança e serviços operacionais.

Todos os espaços para lojistas já foram ocupados?

Temos 87% dos espaços fechados e uma série de outros em negociação. O mix de lojas do Pátio Batel é o que causa mais curiosidade e nós apostamos em uma composição de lojas internacionais de luxo, como Carolina Herrera, Louis Vuitton e Tiffany and Co., junto de redes consagradas no mercado nacional, como O Boticário, Arezzo e Centauro. Mesmo que sejam marcas com públicos bem distintos, acredito que esta diversidade será fundamental para que os frequentadores tenham muitas opções. A nossa localização privilegiada é um grande trunfo para isso.

De que forma?

Estamos situados em local central e de fácil acesso para todos. A proximidade de um polo gastronômico da cidade e de hotéis que podem nos ser muito úteis para a atração de turistas. Estamos de olho nessa oportunidade, pois Curitiba é um dos principais destinos de estrangeiros do país.

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Canal da Galheta liberado

Depois de ter liberado o canal de acesso aos portos paranaense à noite, a Capitania dos Portos do estado divulgou mais uma portaria, no fim de novembro, atestando que o porto agora tem condições de receber navios de até 335 metros de comprimento, no período diurno, e de até 306 metros de comprimento no período noturno. Essas medidas liberam praticamente todo tipo de embarcação nas águas do terminal e colaboram para o aumento da produtividade, inclusive do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). Um navio de 335 metros tem capacidade para mais de oito mil contêineres (TEUs). Em média, os navios que operam em Paranaguá têm até 290 metros de comprimento e capacidade de cinco mil contêineres.

As novas portarias são resultado do trabalho de dragagem dos pontos críticos, em andamento desde julho. Até agora, a dragagem já reestabeleceu a profundidade do Canal da Galheta, de 15 metros, e a largura, de 200 metros.

Cold Stone: sem sorvete no início do verão

Parece que o curitibano gosta além da conta de sorvete. Em nota, a Cold Stone Creamery Brasil, primeira loja da multinacional americana de sorvetes na América do Sul, disse ter superado, e muito, as expectativas iniciais de demanda no país. Desde agosto, quando inaugurou em Curitiba, foi registrada uma média diária de 450 atendimentos, com picos de 1,2 mil pessoas em um único dia nos fins de semana. O sucesso acima do previsto e problemas na importação de matéria-prima levaram a loja a interromper suas atividades a partir de ontem, sábado. O estoque de matéria-prima acabou em seis meses. "As previsões dos americanos indicavam que o estoque inicial deveria ser suficiente para dez meses, a partir de um mix composto por 65% de sorvete e o restante com outros produtos, como smoothies, frapstones e iogurtes. Porém, o mix curitibano foi de mais de 90% das vendas de sorvete e tivemos um movimento muito acima do esperado", afirma o sócio-diretor da Cold Stone, Leonardo Ribas Gomes.

A loja dobrou o número de funcionários no primeiro mês e fez novos pedidos de estoque, mas atrasos e paralisações nos órgãos de liberação prejudicaram a operação. A loja também espera a visita de um representante da Cold Stone para credenciar um fornecedor local, o que resolveria os problemas de abastecimento. A pausa nas atividades segue até 14 de janeiro.

Indicador Brasil

O Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo publicará na edição de terça-feira a estimativa das safras de milho e soja 2012/13. O indicador tem como base o levantamento de campo realizado pelas equipes de jornalistas e técnicos que percorreram 28 mil quilômetros em 12 estados brasileiros e quatro norte-americanos. A estimativa do projeto considera que o país terá potencial para retirar das lavouras 185 milhões de toneladas de grãos neste verão – 10% mais que no ano passado. Desde a safra passada, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) utiliza o indicador da Expedição Safra na elaboração do Plano Agrícola e Pecuário (PAP).

Jacarés premiados

A entrega do Prêmio Caio 2012 reconheceu diversos empreendimentos paranaenses na área de eventos. Entre as mais de 50 categorias da premiação, Foz do Iguaçu ganhou o Jacaré de Ouro na regional Sul entre os Destinos para Eventos de Pequeno e Médio Porte. Ainda na Região Sul, jacarés dourados foram entregues para o Rafain Palace Hotel (hotel para eventos de grande porte), Bourbon Cataratas Convention Resort (resort urbano), Hotel das Cataratas (hotel para eventos de pequeno porte) e Castelo do Batel (espaço para eventos de pequeno porte). Na categoria Hotel para eventos de médio porte, o Bourbon Curitiba Convention ficou com o ouro e o Four Points by Sheraton, com a prata.

Outro prêmio

A Lapinha Spa quer o bicampeonato no World Spa Awards 2013. Depois de ser reconhecido como melhor destino das Américas neste ano, a empresa entrou no páreo para o ano que vem. A candidatura será formalizada em fevereiro, durante evento em Londres. A Lapinha Spa funciona em uma fazenda de 550 hectares a 85 km de Curitiba. Segue a Medicina Naturista e é considerado um dos melhores centros de saúde integral do mundo.

APACN quer seu IR

Até 28 de dezembro, empresas e pessoas físicas podem doar parte do Imposto de Renda devido ao Fisco para instituições de assistência social. A Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN), conhecida nacionalmente pelo trabalho que desenvolve com as crianças carentes que têm câncer e seus familiares, está entre as instituições que esperam por essa contribuição.

Um dos projetos desenvolvidos com os recursos do IR é o "Profissional Solidário", que ajuda a custear e valorizar os profissionais de saúde e apoio operacional que assistem as crianças e seus familiares. Para doar parte do valor do IR, pessoas físicas e jurídicas devem procurar a instituição fazer a doação diretamente ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Para isso, é preciso acessar o site www.criancaquerfuturo.curitiba.pr.gov.br, entrar no formulário de doação e selecionar a entidade e o projeto "Profissional Solidário 2013".

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